AFONSO RODRIGUES

Vamos educar

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Nelson Mandela)

Todos os grandes pensadores já falaram sobre isso. E pelo que vemos, ainda não entendemos o recado. No início do século vinte o Miguel Couto disse: “No Brasil só há um problema nacional: é a educação do povo”. Mais de um século já se foi e continuamos não dando importância à dica. Não podemos ignorar os esforços dos educadores. Mas também não podemos ignorar o descaso, não sei se por ignorância, dos responsáveis pela educação. Em todos os movimentos políticos ouvimos falatórios sobre tudo, menos sobre educação. O mundo cresce tecnologicamente, e continuamos sem saber como usar educadamente a tecnologia. Mas o mais importante é que não nos ensinam como vivermos educadamente em um mundo em evolução. Ainda continuamos tentando educar nossos filhos, nas escolas. Quando na verdade, a educação começa no lar. Quando educamos no lar as crianças vão educadas para as escolas. E é nas escolas que elas vão aprender a usar a educação na sociedade.

Vamos iniciar mais um ano de labuta e muito trabalho para o progresso. E cada um de nós tem o dever e o poder de fazer o melhor para vivermos melhor, numa sociedade em evolução. Não podemos ignorar a evolução. Mas devemos fazer tudo dentro dos limites da educação, para podermos ser um povo realmente evoluído. Temos tudo para sermos um povo respeitado, em um País com todos os recursos para ser um exemplo de progresso. Condições que só obteremos quando formos um modelo de País Colosso Imenso. E temos tudo de que necessitamos para sermos o exemplo de uma Nação à altura do sucesso necessário para sermos respeitados de fato e de direito. Nunca duvide de sua capacidade para colaborar para o engrandecimento do Brasil, como ele merece e nós merecemos.

Vamos iniciar o novo ano com mente clara sem euforia e entusiasmo vazios. Vamos nos educarmos para interpretar a política como uma arma importante para o desenvolvimento da Nação. Não continuemos como títeres de aventureiros que nos usam como instrumentos para sua evolução financeira e ilícita. Mas, primeiro precisamos nos educar o suficiente para sabermos o que somos realmente, e não sabemos que somos. E continuamos permitindo que aventureiros nos mantenham marionetes no palco do circo da “política”. vamos nos educar para podermos ver a política como uma força positiva para o desenvolvimento da humanidade. Vamos trabalhar para a vassourada na poeira da ignorância. Vamos merecer ser cidadãos, no voto facultativo. Mas só o teremos quando formos realmente educados para merecê-lo. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460