AFONSO RODRIGUES

Vamos motivar

“Motivação é a arte de levar pessoas a fazerem o que você quer que elas façam por vontade delas”. (Eisenhower)

Realmente não há liderança sem o princípio básico da liderança. Já não há mais o sistema arcaico do mando. Infelizmente ainda vemos chefes mandões. O que já é e está enferrujado. A primeira coisa que aprendemos nos cursos de Relações Humanas, é a importância da liderança. No serviço de Controle de Qualidade aprendemos que o que realmente importa é a qualidade no que fazemos. Já falei pra você de um exemplo que vivi no trabalho de Controle de Qualidade. Fazia exatamente uma semana que eu estava, a serviço da Coldex, numa inspeção de qualidade numa empresa em Joinville. Já no fim de semana recebi a primeira ligação telefônica do Gerente Industrial da Coldex, avisando-me que estaria demitindo um dos meus auxiliares, por desobediência. Como estávamos no fim de semana, pedi ao Gerente que aguardasse minha chegada para poder demitir o jovem, para ele não se sentir constrangido com minha ausência. O gerente aceitou a proposta. Só que na segunda feira, quando cheguei à empresa, conversei com meu auxiliar, antes de falar com o Gerente. Logo em seguida fui à gerência e dois anos depois saí da empresa e até então, ninguém falou mais no assunto nem o jovem foi demitido.

Não sei se deu para entender, mas se eu não tivesse sugerido ao Gerente, o jovem teria sido demitido sem um motivo que justificasse. Com o silêncio sem explicação, verifiquei depois que fora o Gerente que cometera a falha e tentou botar a culpa no meu auxiliar que se recusou a aceitar a culpa. O que foi considerado pelo Gerente, como desobediência. E tudo isso ocorreu no ano de 1968, em São Paulo. Vamos cuidar mais do nosso aprimoramento profissional. Não há mais lugar para a direção sob mandados e gritos por desordem. A educação é a arma mais poderosa para o desenvolvimento. Vamos orientar nossos filhos, em vez de continuarmos dirigindo-os como se eles fossem incapazes. Oriente sempre seu filho. Mas, para isso precisamos nos orientar para podermos orientar. Analise e respeite a personalidade do seu filho. As orientações devem ser seguidas pelo respeito às diferenças entre você e seu filho.

Vamos liderar sem intenção de mandar, e sim de orientar. Mas, muito cuidado para não confundir orientação com direção. Indique as veredas, mas deixe a decisão tomada pelo orientado. O amor sempre deve estar de mãos dadas com o respeito. Que é quando respeitamos as igualdades nas diferenças. A vida se torna mais simples e leve, quando aprendemos a viver. E nem sempre somos donos de nós mesmos. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460