Afonso Rodrigues de Oliveira
“Os partidos nacionais são arapucas eleitorais e balcões de vendas”. (Afonso Arinos)
É claro que não é fácil, mas se fosse não teríamos com que nos preocupar. E o pior nessa tarefa é que ainda não entendemos que temos que sair do balaio de caranguejos, em que vivemos. E estou me referindo à política. E só mudaremos e sairemos da rotina, quando nos educarmos o suficiente para entender que política não é sinônimo de falatório. Ainda votamos no candidato que falar mais. E nessa gangorra, não importa o que o falador fala. Vamos educar nossos filhos para que eles eduquem nossos netos para termos um mundo melhor. Nosso nível baixo de educação não nos faz competentes para escolher o candidato pelo que ele é realmente, na capacidade para ser realmente um político. Não perca seu tempo com discussões tolas sobre acontecimentos no campo da política. Porque sem ela não seríamos considerados cidadãos. E é precisamente por isso que devemos nos educar para sabermos o que significa ser cidadão. E vamos por um princípio bem simples. Primero: não há cidadania sem democracia. Simples pra dedéu. Segundo: não há democracia nem cidadania, e com obrigatoriedade no voto. Ainda não entendemos que na nossa política, votamos por obrigação, e não por dever. Ainda não vamos às urnas por dever de cidadão, mas por obrigação de eleitor. Porque se não formos, seremos punidos. Desde quando isso é democrático?
Mas, mantenha-se calmo, ou calma, e vamos procurar uma saída pacífica e educada. Mas só conseguiremos isso com a educação que ainda não nos dão, atualmente. Nem nos darão, se nós não fizermos a nossa parte, mostrando o quanto somos merecedores de respeito. Porque nunca seremos respeitados pelos que nos mantêm agrilhoados pela obrigação, quando deveriam nos respeitar com a liberdade na cidadania. Fique calmo e vá à urna com respeito no dever fantasiado e obrigação. Escolha seu candidato com honra e muito respeito. Inicie sua tarefa pacífica, na busca da democracia. Eduque-se e eduque seus filhos, porém com ordem e respeito, para que eles tenham um futuro à altura da cidadania.
Tenha sempre em mente que somos todos filhos de um País merecedor de respeito. E só será devidamente respeitado quando formos realmente cidadãos. Mas essa é uma tarefa de cada um de nós, com ordem e respeito ao Brasil que temos. E nunca respeitaremos o País que temos, com bagunças e desordem em nome da democracia. Reflita sobre isso e faça o melhor que você puder fazer, mas com muita ordem e respeito. Vamos nos educar para sermos o que merecemos ser, com orgulho da Nação que estamos construindo. Pense nisso.
99121-1460