AFONSO RODRIGUES

Vamos trabalhar e viver

“Não viva só para o seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esporte, leitura, cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações”. (Aristóteles Onassis)

O trabalho faz parte da nossa vida. Não podemos ser felizes, sem o trabalho para o nosso sustento. Mas o mais importante é que sejamos equilibrados para sabermos viver sem o arrufo da canseira. Porque o pior cansaço está no desequilíbrio emocional. E, infelizmente, a maioria das pessoas vive num descontrolado desequilíbrio mental e, portanto, emocional. Vamos nos divertir em nós mesmos. Sejamos sensatos o suficiente para distinguir o que é divertir-se, e extrapolar no “divertimento”. Veja sempre o que é melhor para você e divirta-se, mas não esquecendo que sua presença no divertimento deve ser o melhor, para as outras pessoas. Mas não fique preocupado com isso. O importante é que você se sinta feliz dentro da racionalidade.

Ame a vida e viva-a como ela deve ser vivida. Trabalhe sempre, mas viva no seu trabalho, momentos que façam você se sentir feliz. Porque é assim que fazemos as outras pessoas se sentirem feliz com nossa presença. Não se esqueça de que sua felicidade no trabalho depende de seu relacionamento, tanto no trabalho quanto na família. As relações humanas são fundamentais para o equilíbrio profissional e familiar. Mas ela não está só no trabalho e na família. O bom relacionamento com as outras pessoas é fundamental para o equilíbrio na vida.

Ame com amor. Pode lhe parecer tonteira, mas o descontrole, tanto familiar quanto social, está na confusão que ainda fazemos com o amor e o desejo. Sobretudo no relacionamento amoroso. Recentemente ouvi de uma mulher lindinha, numa entrevista na televisão, um absurdo dito com orgulho: quando a entrevistadora lhe perguntou se ela era ciumenta, ela respondeu sorrindo e enfática: “Eu sou terrivelmente ciumenta”! Ela não imagina o negativo em sua resposta. Ainda não consideramos que o ciúme é nada mais nada menos do que um desequilíbrio mental. Você nunca irá ver um ciumento mentalmente equilibrado, nem uma pessoa mentalmente equilibrada e ciumenta.

Tenha um dia feliz, hoje, desfrutando a semente da felicidade que você plantou ontem. Faça o mesmo hoje e você será feliz amanhã. E a vida caminha pelas veredas da simplicidade. E todos nós estamos nessa caminhada. Ame seu trabalho. Faça nele o melhor que você puder fazer para ser feliz. Você tem todo o poder de que necessita para ser feliz. Então seja, fazendo as outras pessoas felizes. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460