Bom dia!
Liquidação 1
Em sessão extraordinária realizada na tarde dessa segunda-feira (30), os deputados estaduais aprovaram a prorrogação por mais seis meses para a liquidação da Companhia Energética de Roraima (Cerr). O presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), afirmou que a prorrogação é uma última oportunidade para que o Executivo garanta os direitos dos trabalhadores, com a devida transparência no processo.
Liquidação 2
Durante a votação, Sampaio destacou a articulação política mediada pelos parlamentares para viabilizar a aprovação. Ele também ressaltou que, entre as emendas aprovadas, está a nomeação de um liquidante responsável pelo processo, indicando que a Assembleia Legislativa não aceitará a condução do processo pela atual gestora da Cerr, Cecília Lorenzon, que também ocupa o cargo de secretária estadual de Saúde.
Previdência
Durante sessão extraordinária na última semana, a deputada Aurelina Medeiros (Podemos) voltou a criticar a falta de votação do Regime de Previdência Complementar em Roraima, que tramita há mais de quatro anos. Mesmo assim, novamente o projeto não entrou em pauta. O projeto oferece uma aposentadoria adicional aos novos servidores que ganham acima de R$ 7,5 mil. Se não aprovado, o risco é que o Estado fique impedido de receber transferências da União.
Crimes eleitorais
A Polícia Federal (PF) fechou 2024 com 16 operações em Roraima contra crimes eleitorais. A mais recente, na qual foi cumprido um mandado de busca e apreensão em São Luiz do Anauá nessa segunda-feira (30), investiga um esquema de corrupção eleitoral em Rorainópolis, envolvendo aliciamento de eleitores e compra de votos. A investigação iniciou durante as últimas eleições, após uma abordagem, na qual foram encontrados materiais suspeitos de serem usados na compra de votos para uma candidata local.
Vetos
Nos últimos dias, o Executivo Municipal vetou vários projetos aprovados pela Câmara Municipal de Boa Vista. Entre eles, está a proposta que previa a divulgação mensal do balanço atualizado de cirurgias realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), medida que, segundo o Legislativo, buscava dar mais transparência e facilitar o acesso da população a informações sobre a fila de espera e os procedimentos realizados.
Educação
Em contrapartida, o Executivo enviou à Câmara novos projetos com foco, principalmente, na área da Educação. As propostas incluem a criação de creches noturnas. Também foi sugerida a formalização de parcerias entre a Prefeitura e organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), com o objetivo de fortalecer a implementação de políticas públicas em áreas como assistência social, educação, saúde, entre outros. Os projetos devem ser votados no início de 2025.
Favorito
Por falar na Câmara, como escrevemos ontem, o atual presidente da instituição, vereador Genilson Costa (Republicanos), é franco favorito para renovar seu mandato na eleição de amanhã. Ele tem o apoio do senador Mecias de Jesus e do governador Antônio Denárium (Progressistas). Quanto ao prefeito Arthur Henrique (MDB), o que se fala é que ele não participará diretamente com indicado ao cargo diante de uma inevitável derrota. Até mesmo alguns de seus aliados já bandearam de lado. Segundo analistas, o cenário é de crise num futuro próximo.
Secretário
Dentre as possíveis alterações no primeiro escalão da Prefeitura de Boa Vista, está cogitada a nomeação do vereador Bruno Perez (MDB) para a Secretária de Comunicação em lugar da jornalista Ana Florêncio, que por problemas familiares, decidiu retornar a São Paulo. Caso a informação se confirme, quem deve assumir sua vaga na Câmara é o suplente Guarda Jullyerre Pablo, também do MDB.
Ética
O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR) suspendeu a interdição ética dos serviços de enfermagem no Abrigo Infantil Pedra Pintada, em Boa Vista, que havia sido imposta no último dia 4 de dezembro. A medida foi tomada devido a irregularidades nas condições de trabalho, como a falta de enfermeiros, o que segundo o Conselho, forçava técnicos de enfermagem a desempenharem funções inadequadas, e suspensa após adoção de medidas pela administração da unidade.
Fogos
É proibido por lei soltar fogos com ruído em Roraima, mas a medida tem sido descumprida, inclusive – e principalmente – por órgãos públicos. Para combater isso, a Assembleia Legislativa aprovou uma nova lei que proíbe a comercialização desses fogos. Autor da proposição, o deputado Chico Mozart (Progressistas) fez um apelo para que a legislação seja cumprida, e o presidente da Casa, Soldado Sampaio, prometeu notificar os órgãos de segurança pública e o Ministério Público para garantir o cumprimento da lei. Vamos ver como será, logo mais, à noite.
Feliz Ano Novo!
Ao findar de mais um ciclo, em uma época marcada por desinformações, nos honra poder contribuir com a nossa sociedade por meio de um jornalismo de qualidade, ético e responsável. Agradecemos o reconhecimento de todos que, dia após dia, confiam na Parabólica como sua fonte diária de informação. Que o novo ano seja repleto de sabedoria. Em virtude das festividades de Ano Novo, não teremos coluna amanhã. Até quinta-feira (2). Feliz 2025!