AFONSO RODRIGUES

Vida e liberdade

“Esta é a maior sabedoria que possuo: a liberdade e a vida são merecidas somente por aqueles que as conquistam de novo a cada dia”. (Goethe)

Não há sabedoria mais sábia do que a de saber viver. E como tem gente perdendo tempo pensando que está vivendo, quando na verdade está vegetando. E isso até quando está nadando em mar de cédulas. E depois vão descansar detrás das grades, refletindo sobre a burrice do passado. Mas é claro que você não está navegando nessa piroga furada. Nem eu. Mas vamos iniciar o papo. Só não sei sobre que papo pode lhe interessar hoje. Há um assunto que está mexendo com minha cabeça há muito tempo. Mas prefiro deixar para falar dele, quem sabe, amanhã. No final da semana tivemos, em família, dias muito felizes e alegres. O que me chamou atenção para como podemos viver felizes desde que saibamos viver. O que não é tarefa muito fácil, mas muito simples. É só você se conhecer, se respeitar e transferir o conhecimento através da alegria, espalhando a alegria que já é felicidade. Mas a sinceridade é fundamental para a transferência.

Recentemente estive lendo um livro da Lya Luft e ela citou o Bob Marley. E isso me tranquilizou, e muito. Porque adoro citar o Marley, mas temo ser entendido como repetidor. Uma tolice que acabei de jogar para o lixo. Porque o importante mesmo é mandar o recado rico e enriquecedor. O que o Bob Marley faz quando nos manda este recado: “Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida”. Marque sempre sua presença com alegria, felicidade e muito respeito ao próximo. Fale sempre a verdade e com sinceridade. O negativo não pode ser ignorado, mas nunca ativo, sobretudo numa conversa. Seja um bom conversador ouvindo mais do que falando. Sua atenção pode ser mais valiosa do que o seu assunto.

Seja um bom observador para ser um excelente acolhedor. É nas observações que aprendemos a viver nas escolhas. É respeitando a fala e a opinião dos outros que aprendemos a formar nossa própria opinião. Nunca se sinta superior nas suas análises. Analise e escolha o que lhe interessa para a sabedoria no aprendizado. A vida é um livro que devemos ler todos os dias, em todas as horas. E não importa o assunto do livro, o que importe e interessa é sabermos ser o que somos, nas escolhas. Não nos esqueçamos de que o universo é riquíssimo e está a nossa disposição. Tudo de que necessitamos para sermos felizes está dentro de nós mesmos em nossas mentes. Nada de perder tempo com o que não nos interessa. E importante é saber o que nos interessa. E somos todos responsáveis pelas escolhas. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460