Bom dia,

Hoje é terça-feira (27.09). Pois é, viramos uma republiqueta de bananas com essa história da chegado ao Brasil de um grupo de “observadores eleitorais” formado e organizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) para acompanhar as eleições gerais no país. Já chegaram dizendo que farão um relatório parcial e um relatório final sobre a legalidade e a moralidade durante o processo de votação e apuração dos resultados do pleito. São cerca de 50 diplomatas de mais de 30 países, muitos dos quais não conseguiram manter a democracia em seus próprios países. A presença dessa gente é uma tentativa de dizer que não somos capazes de resolver nossas próprias arengas. É também mais uma forma de pressão, que todos sabemos quais os objetivos.   .

PUUM

Acredite se quiser. Em um discurso para uma plateia de apoiadores, no domingo passado, na quadra da Escola de Samba Portela, no Rio de Janeiro, o candidato a presidente da República Lula da Silva (PT) disse que num eventual governo dele a Caixa Econômica Federal (CEF) vai ser obrigada a mandar as construtoras construírem nos apartamentos populares “pelo menos uma varandinha de dois metros quadrados” para que as mulheres possam soltar puum sem passar pelo constrangimento da presença dos maridos. Seus acompanhantes riram da grosseria para com as mulheres, de fato uma gracinha de péssimo gosto. O interessante é que ninguém da grande imprensa o acusou de misógino por conta da referência ofensiva às mulheres.

INDENIZAÇÃO

Na mesma ocasião, Lula da Silva anunciou que no momento próprio vai pedir indenização ao governo federal pelos prejuízos que lhes foram causados por conta dos mais de 700 dias em que ficou preso numa cela especial da sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Ele continua alegando que foi inocentado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que não é verdade. O que houve foi uma decisão política de três ministros que alegaram ser o fórum federal de Curitiba incompetente para processa-lo e julgá-lo, remetendo os atos processuais para a Justiça Federal de Brasília. E como Lula tem mais de setenta anos, os crimes que ele praticou prescreveram, isto é, o Estado não pode mais puni-lo. É o exemplo típico de que no Brasil, o crime quase sempre compensa.

ACIRRAMENTO 1

 Como a Parabólica previu na edição de ontem, o clima de campanha entre os principais candidatos a cargo majoritários tende a esquentar muito nos últimos dias que antecedem a votação. Ontem, por exemplo, a coligação Roraima Trabalhando e Deus Ajudando, que tem como candidato ao governo Antônio Denarium (PP) e ao Senado Federal Hiram Gonçalves (PP) entrou com uma ação judicial pedindo sobre um possível boicote praticado por emissoras de rádio e televisão ligadas ao grupo do MDB, que não estariam veiculando a mensagem publicitária dos candidatos adversários de Teresa Surita (MDB) e Romero Jucá (MDB).

ACIRRAMENTO 2

Em contrapartida, correligionários de Teresa Surita e Romero Jucá acusam Antônio Denárium de ter efetuado o pagamento em tempo recorde de cerca de 22 milhões de reais – de um total de 44 milhões-, a um empresário por conta de um acordo judicial sobre uma questão envolvendo a compra de um terreno, feita ainda nos anos 80 do Século passado, sem esperar a decisão final da justiça. Segundo a denúncia, o acordo, o empenho e a emissão da nota de pagamento levaram apenas três dias úteis para ser concretizado. Advogados do MDB devem entrar na justiça que o caso seja devidamente apurado. Ainda vem muito banzeiro por aí.

ABERTAS

A Venezuela e a Colômbia decidiram abrir a fronteira entre os dois países depois que Nicolás Maduro e Gustavo Petro, ambos de esquerda, decidiram pelo reatamento diplomático entre seus governos. A medida pode, em certa medida, prejudicar o fluxo do comércio entre o Brasil – que ainda mantém relações diplomáticas rompidas com o governo Maduro-, e a Venezuela através de Roraima. Os colombianos são tradicionais fornecedores dos venezuelanos e a abertura das fronteiras entre eles pode desviar parte do fluxo de mercadorias atualmente fornecidas através de Roraima. É bom levar isso em conta para evitar surpresas desagradáveis.      

RÁPIDAS

. Fontes da Parabólica garantem que alguns empresários já estariam sacando vultosas quantias em dinheiro, fala-se em até cinco milhões de reais, para serem uados na famosa Boca-de-Urna (BU). Tudo para evitar uma possível e esperada decisão judicial para limitar saques nas agências bancárias na antevéspera das eleições. ### Por falar em BU, conta-se nos bastidores dessa campanha que os vendedores de votos não quem menos de duzentos reais por candidato. Para vender o pacote a cotação vai a mil reais. ### O deputado federal Hiram Gonçalves, candidato ao Sendo Federal diz que as imagens onde ele parece numa sessão de Umbanda são Fake News. Ele denunciou o fato à Polícia federal ### A Equipe do presidente Bolsonaro teve de arranjar às pressas um kit-net para que ele pudesse gravar suas lives. Tudo porque o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves, o proibiu de gravar suas mensagens desde o Palácio do Alvorada, onde mora. É mole? ### Até amanhã.           .