No dia 14 de fevereiro, o mundo celebra o Valentine’s Day, ou Dia dos Namorados, que tem suas origens na Roma Antiga. O bispo Valentim foi martirizado por realizar casamentos em segredo, desafiando o imperador Cláudio II, que proibiu os matrimônios para que os soldados se dedicassem à guerra. A Igreja Católica o canonizou, tornando-o padroeiro dos namorados. No século V, o Papa Gelásio I oficializou o 14 de fevereiro como uma celebração cristã, substituindo festividades pagãs romanas como a Lupercália, um antigo festival de fertilidade.
Com o tempo, a data foi associada ao amor cortês na Idade Média e se popularizou na Europa, Estados Unidos e outros países ocidentais. No Brasil, no entanto, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. A data foi criada em 1948 pelo publicitário João Doria como uma estratégia comercial, visando movimentar o comércio. A escolha do dia também está ligada à véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, venerado por muitos que buscam amor.
Independentemente da data, o mais importante é celebrar o amor em suas diversas formas. Amor é amor, e qualquer momento é uma boa oportunidade para celebrar a paixão, o carinho e até realizar aquelas simpatias para encontrar o par ideal! Na Okiá de hoje, destacamos casais da cidade, celebrando suas histórias e momentos especiais.
![](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/vd0RZ2yu-Heber-Saraiva-e-Siloany-Neves-1024x1024.webp)