Cinco alimentos e produtos que não devem ir ao microondas de jeito nenhum

Existem alguns tipos de alimentos e produtos que não devem ser esquentados

Confira a lista (Foto: Reproduçao Internet)
Confira a lista (Foto: Reproduçao Internet)

O microondas é um eletrodoméstico que ajuda e muito na rotina de quem prepara sua alimentação em casa. Porém, existem algumas contra-indicações para quem utiliza o aparelho todos os dias. Existem alguns tipos de alimentos e produtos que não devem ser esquentados desta forma, entre eles, o leite materno.

Uma dica utilizada pelas mamães e lactantes é congelar o leite materno, como uma forma de manter as condições do alimento. Porém, segundo especialistas da área da saúde, a mamadeira com o leite materno não deve ser esquentada ou descongelada no microondas.

É dito que ao esquentar no aparelho, o leite materno pode perder suas propriedades nutricionais, que são justamente um dos benefícios para os bebês. Outra informação é que desta forma o alimento pode ser aquecido de forma inconsistente, podendo causar queimaduras na criança. Outro problema é que o leite aquecido no microondas pode ter um crescimento maior de uma bactéria chamada E-coli, segundo estudo recente publicado no Jornal dos Pediatras.

Confira outros produtos e itens que não podem ser levados ao microondas:

1 – Carne Congelada
Mesmo o aparelho tendo a opção de descongelar alimentos, o ideal é aquecer a carne de forma gradual. A informação é que a carne perde vitamina B-12 e corre o risco de cozinhar em algumas partes e outras não. A dica é se planejar e retirar a carne do congelador um dia antes e deixá-la na geladeira.

2 – Recipiente plástico
Com exceção dos produtos seguros e próprios para usar no microondas, a recomendação é evitar esquentar os alimentos em recipientes de plástico. A orientação visa evitar a liberação de toxinas e produtos químicos na comida, como o benzeno, que aumenta o risco de câncer.

3 – Brócolis
Esquentar o brocólis você até pode, porém, se prepare para se alimentar de uma comida com poucos nutrientes. Segundo estudos, o aparelho remove cerca de 97% dos flavonoides do alimento, que são compostos anti-inflamatórios presentes no brócolis. Portanto, se a sua intenção é se alimentar melhor, com mais nutrição, a dica é cozinhar o alimento de outra forma.

4 – Comida envolta em plástico filme
A mesma recomendação do uso de recipientes plásticos inapropriados vale para alimento envolto em plástico filme. É dito que uma substância parecida com solvente de tinta, chamada tolueno, pode ser liberada e sua inalação causa danos neurológicos.

5 – Frutas congeladas
Assim como o brócolis, as frutas congeladas também passam pela mesma situação. Outro problema é que o alimento tende a perder a sua característica original, sem textura e muitas vezes tende a enrugar e encolher. A dica é se alimentar da fruta natural.