Comportamento

Escolas se consolidam como espaços culturais, mas demanda por oferta ainda é alta

As escolas figuram como o quinto local mais utilizado para práticas culturais, ficando atrás de praças e ruas

O levantamento reforça a importância das escolas como polos de cultura, especialmente para a população jovem e mais escolarizada (Foto: Divulgação)
O levantamento reforça a importância das escolas como polos de cultura, especialmente para a população jovem e mais escolarizada (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú em parceria com o Datafolha revelou que 38% dos brasileiros participam de atividades culturais em escolas. Apesar da relevância desses espaços para a difusão cultural, a pesquisa também aponta que 72% dos entrevistados afirmam que frequentariam mais as escolas para atividades culturais caso houvesse maior oferta de programas e eventos.

As escolas figuram como o quinto local mais utilizado para práticas culturais, ficando atrás de praças e ruas (60%), igrejas e espaços religiosos (57%), parques (50%) e shopping centers (39%). Apesar da posição, elas superam clubes (27%) e projetos culturais, sociais e ONGs (25%).

A pesquisa também destaca que a presença da cultura nas escolas é mais significativa entre os jovens. Na faixa etária de 16 a 24 anos, 46% afirmam participar de atividades culturais nesses espaços. Entre indivíduos de 35 a 44 anos, o percentual é de 42%, e entre aqueles de 25 a 34 anos, de 38%.



Outro fator relevante é a relação entre escolaridade e adesão a atividades culturais nas escolas. Entre aqueles com ensino superior, 45% relatam frequentar eventos culturais nesses espaços, enquanto o percentual é de 39% entre os que possuem ensino médio e de 32% entre os que possuem apenas o ensino fundamental.

O levantamento reforça a importância das escolas como polos de cultura, especialmente para a população jovem e mais escolarizada. O desafio, no entanto, está em ampliar a oferta de atividades para atender à demanda da maioria dos brasileiros que demonstram interesse em consumir cultura dentro do ambiente escolar.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.