![Para quem deseja sair do básico sem errar, os looks monocromáticos são uma opção segura. (Foto: Reprodução/Freepik) Para quem deseja sair do básico sem errar, os looks monocromáticos são uma opção segura. (Foto: Reprodução/Freepik)](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/FfvhJs96-image-21.webp)
Os tons neutros, como bege, branco e preto, dominaram as tendências de moda com a promessa de sofisticação e minimalismo. Mas isso significa que cores vibrantes devem ser evitadas para manter a elegância? De acordo com a consultora de imagem e estilo Suyla Eda, a resposta é não. É possível apostar em cores alegres sem perder a classe — e ainda transmitir mais personalidade no visual.
“Cores vibrantes transmitem energia, acessibilidade e alegria. Mas é essencial escolher peças de boa qualidade e com caimento adequado para manter a sofisticação”, explica a especialista.
Como inserir cores no guarda-roupa?
Para quem deseja sair do básico sem errar, os looks monocromáticos são uma opção segura. A combinação de peças no mesmo tom ou em tonalidades próximas cria um efeito harmonioso e elegante. Outra alternativa é apostar em estampas, como listras, xadrez ou florais, que funcionam bem em ambientes mais descontraídos.
Uma dica valiosa é escolher cores que valorizem o tom de pele. “Descobrir sua paleta ideal facilita muito na hora de montar um look. Além disso, entender o seu estilo é essencial, pois ele reflete sua identidade”, destaca Suyla.
O que cada cor comunica?
As cores também têm significado e influenciam a percepção das pessoas. O azul transmite confiança e acessibilidade, enquanto o vermelho remete a poder e autoconfiança. O verde simboliza renovação, o rosa está ligado ao romantismo e o laranja representa energia e entusiasmo.
E se houver excesso de cores no look? Nesse caso, a sugestão é equilibrar com acessórios mais discretos. “Quem prefere um estilo clássico pode optar por brincos e pulseiras delicados. Já para quem gosta de ousadia, peças grandes e coloridas são bem-vindas”, orienta a consultora.
Com as combinações certas, é possível sair do básico e explorar novas cores sem abrir mão da elegância e da sofisticação.