Tem pets de estimação e não sabe como manter a casa limpa, perfumada e arejada? Confira 3 dicas!

Limpar o ambiente de maneira regular, escovar os animais e utilizar purificadores são algumas ações que podem deixar o lar mais saudável para você e seu pet

pet dormindo
(Créditos: iStock/ Solovyova)

Segundo uma notícia do site A Gazeta, cerca de 70% dos brasileiros têm um animal de estimação em casa. E não era de se esperar o contrário, pois as vantagens de ter pets são inúmeras: alegram o ambiente, reduzem o estresse e estimulam o desenvolvimento empático e responsável. Além disso, são ótimos companheiros de vida e podem ser, verdadeiramente, seus melhores amigos. 

Diante de tantos pontos positivos, o cheiro característico do animal – desagradável a algumas pessoas – torna-se uma pequena questão a ser resolvida. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar a combater odores indesejados e, consequentemente, reduzir o potencial alergênico dos pets no ambiente e torná-lo mais saudável: 

  • Limpeza regular

Fazer uma higienização constante no ambiente em que se vive é essencial para evitar os odores provenientes dos animais, que podem acumular em móveis e superfícies porosas. Isso inclui fazer uma limpeza completa e utilizar os produtos adequados, como água sanitária, desinfetante e multiúso, de acordo com a necessidade de cada cômodo. Além disso, é essencial aspirar tapetes, sofás e carpetes, materiais que retêm cheiros facilmente. 

Lavar as roupas de cama do pet, cobertores e brinquedos também é uma dica importante para reduzir o odor característico do animal pelo ambiente. 

  • Dê banho em seu pet

Além de ser um ato de amor, carinho e cuidado com seu animal de estimação, dar banho regularmente no pet é uma forma de mantê-lo higiênico, saudável, livre de pulgas, carrapatos e, ainda, evitar alérgenos e odores. Mas, se for dar banho em casa, certifique-se de utilizar produtos corretos e específicos para animais, para não correr riscos de causar alguma alergia em seu pet.

Secá-lo completamente depois do banho também é uma dica essencial, visto que é comum a formação de odores provenientes da umidade. Ainda, escovar o pelo do animal com uma escova própria e talco é outra maneira de mantê-lo saudável e higiênico, uma vez que a prática ajuda a eliminar a sujeira e a pelagem morta, o que ocasiona um ambiente doméstico mais limpo e arejado. 

  • Utilize purificadores de ar 

Além de deixar as janelas abertas para o ar circular melhor, utilizar um purificador de ar grande pode deixar o ambiente de sua casa mais agradável, arejado e fresco. Isso porque, devido aos filtros existentes no aparelho, ele consegue eliminar grande parte dos odores e alérgenos provenientes dos animais de estimação, o que torna o local mais higiênico e saudável a todos os moradores, humanos e pets.