
Profissionais com formação técnica na área agrária ou afins podem se candidatar a bolsas de extensão ofertadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para atuar na sistematização de boas práticas de gestão e governança no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As inscrições seguem até domingo (6) pelo site da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).
Ao todo, são 108 vagas distribuídas em diferentes regiões do país. Roraima conta com uma vaga disponível. Já os estados com maior número de oportunidades são: Bahia (12), Maranhão (10), Paraíba e Piauí (8).
Os candidatos devem ter ensino médio completo, sendo desejável a formação técnica. A seleção busca profissionais para apoiar a implementação e qualificação das estratégias nacionais de segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site da Fiotec, anexando o currículo em formato PDF com informações detalhadas sobre escolaridade, experiência profissional e dados pessoais. A seleção inclui análise curricular e entrevistas.
Os aprovados receberão bolsa de R$ 2.500, com duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogada por até três anos, conforme a disponibilidade de recursos e a vigência do projeto. O resultado final está previsto para maio. Mais informações estão disponíveis no edital.
O PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos incentiva a produção da agricultura familiar e garante a distribuição de alimentos para populações em situação de vulnerabilidade. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, o programa é executado pela Conab, estados e municípios.