Em um cenário já marcado pela busca por estabilidade profissional, o Concurso Nacional Unificado (CNU) surge como uma ótima oportunidade para aspirantes a cargos públicos em todo o Brasil.
Com uma proposta de unificação de processos seletivos, o CNU não apenas promete simplificar o caminho para o serviço público, mas também redefine a dinâmica tradicional dos concursos.
O CNU não é apenas uma oportunidade de emprego, é um fenômeno que está moldando a forma como os brasileiros encaram os exames, tornando o processo mais transparente, inclusivo e, acima de tudo, alcançável para todos que buscam a realização profissional.
O que é e como funciona o Concurso Nacional Unificado (CNU)?
O Concurso Nacional Unificado é um concurso público promovido pelo Governo Federal, que, além do provimento de vagas em cargos públicos efetivos de níveis médio, técnico e superior, também visa integrar todos os processos seletivos.
Ele foi lançado em janeiro de 2024, com o objetivo de unificar os concursos públicos para posições no Poder Executivo Federal, no âmbito de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, fundacional e autárquica.
O CNU está com 6.640 vagas disponíveis, e os candidatos poderão concorrer a posições em diferentes órgãos públicos por um único edital, tornando o processo de seleção mais acessível e aplicável em todas as regiões do Brasil.
A prova é composta por oito blocos temáticos, cada um com uma área de conhecimento diferente. Alguns dos cargos que estão sendo oferecidos são: economista, engenheiro, professor, médico, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, analista de tecnologia da informação, entre outros.
Quando o Concurso Nacional Unificado será realizado?
As inscrições para o exame poderão ser feitas no site do CNU, utilizando a conta Gov.br. Elas iniciaram no dia 19 de janeiro e vão até o dia 9 de fevereiro.
A taxa de inscrição é de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para cargos de nível superior.
A prova será realizada no dia 5 de maio, e os resultados serão divulgados no dia 3 de junho. No entanto, os resultados finais sairão em 30 de julho, e os aprovados começarão a ser convocados a partir de 5 de agosto.
O aumento na procura pelo Concurso Nacional Unificado
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que o CNU atingiu a marca histórica de 1 milhão de inscritos.
Segundo um estudo da Agência Conversion, especializada em análise de dados e SEO, as buscas por informações relacionadas ao Concurso Nacional Unificado apresentaram um crescimento surpreendente.
Entre novembro de 2023 e dezembro do mesmo ano, observou-se um aumento de 813,58% nas buscas pelo termo “CNU”. No último mês do ano, foram registradas cerca de 74.000 buscas.