Candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que se declararam com deficiência devem realizar a avaliação biopsicossocial (perícia médica) a partir desta segunda-feira (6), com prazo até sexta-feira (10).
Preliminarmente, esses candidatos tiveram a inscrição deferida para às vagas reservadas às pessoas com deficiências e, ainda, foram aprovadas na prova discursiva, aplicada em agosto de 2024.
A análise da documentação enviada, no ato de inscrição no certame, pelos candidatos autodeclarados com deficiência será realizada por equipe multiprofissional, designada pela Fundação Cesgranrio, conforme Decreto nº 9.508/2018.
O regulamento reserva às pessoas com deficiência percentual de cargos e empregos públicos oferecidos em concursos públicos. A comissão, responsável por avaliar, deverá então chegar a uma conclusão sobre o enquadramento ou não da deficiência do candidato.
A equipe avalia os candidatos pela documentação médica (atestado, laudo ou relatório) enviada, por upload, no ato da inscrição que ateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência (se conhecida), bem como a provável causa da deficiência.
Recursos e resultados
O resultado preliminar da avaliação médica das pessoas que se declararem com deficiência está prevista para 17 de janeiro. Para os candidatos que discordarem do resultado preliminar devem interpor eventuais recursos no endereço eletrônico do chamado “Enem dos Concurso” nos dias17 e 18 de janeiro.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que a divulgação do resultado final do CNU deve ser divulgada em 11 de fevereiro.