Mais de 1300 candidatos inscritos para disputar as 35 vagas ao cargo de delegados da Polícia Civil fazem neste domingo pela manhã as provas objetivas do concurso da Polícia Civil. Esta é a segunda etapa do concurso.
A primeira ocorreu no sábado onde mais de 50% dos 2.772 candidatos inscritos deixaram de comparecer.
Na tarde de domingo, serão aplicadas as provas para os 5.987 candidatos que concorrem ao cargo de agente de Polícia Civil.
Segundo o diretor Administrativo da PCRR e membro da Comissão do Concurso, delegado Jimmy Santana, o início das provas no sábado foi tranquilo, sem intercorrências. Apenas alguns candidatos chegaram atrasados e acabaram perdendo a oportunidade de fazer a prova.
Este foi o caso de uma candidata que veio do Amazonas para concorrer a uma das vagas de delegado não conseguiu realizar o certame, pois chegou atrasada e os portões já estavam fechados.
“Vim ontem à noite de Manaus, cheguei nesta manhã e, por conta do atraso, perdi a prova. Agora vou tentar a vaga de agente, na prova que acontece no domingo”, disse a candidata.
Abstenção
“De acordo com a banca organizadora do concurso, a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), foi registrado um índice de abstenção de aproximadamente 50% em relação ao número de candidatos inscritos no cargo de delegado. Ou seja, dos 2.772 inscritos, aproximadamente a metade não fez a prova”, disse Jimmy Santana.
No período da tarde, houve um incidente externo na rede elétrica que atende à Universidade Estácio, o que gerou um atraso no início da aplicação das provas para alguns candidatos, mas sem prejuízo aos inscritos, uma vez que foi garantido o tempo de prova para os candidatos.
Segurança Reforçada
Os locais de prova tiveram a segurança reforçada por policiais civis e a equipe do GRT (Grupo de Resposta Tática). Acompanharam o início das provas o delegado geral, Eduardo Wayner, e a delegada geral adjunta, Darlinda Moura.
As provas seguem à tarde, com 5.109 candidatos inscritos para concorrer às vagas do cargo de auxiliar de perito de polícia civil.
“O certame segue dentro da normalidade e, conforme a banca, os cadernos de provas estarão disponíveis a partir das 10h de segunda-feira, 26, no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br)”, concluiu o delegado geral.