O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e os diferenciais de outrora hoje já são praticamente requisitos básicos. Há, no entanto, habilidades que provavelmente nunca cairão em desuso ou em lugar comum. São as habilidades socioemocionais e técnicas, ou soft skills e hard skills, respectivamente, que estarão em pauta entre os empregadores, principalmente em tempos de home office.
A necessidade de adaptação rápida imposta pelo período de isolamento durante a pandemia abriu as portas para novas formas de encarar o trabalho. O mesmo vale para o salto tecnológico, como demonstrado recentemente pelo uso das Inteligências Artificiais. A imposição desses fatores impulsiona o mercado para a aquisição de novas habilidades, mais afeitas aos novos tempos.
Desenvolvê-las será, portanto, o dever de todo trabalhador. É possível que já se possua algumas e outras talvez nem estejam tão relacionadas com a função ou o trabalho atual de cada um, mas reconhecê-las como importantes e como diferenciais em um futuro próximo é essencial. Além disso, só têm a acrescentar para o crescimento pessoal e profissional.
As habilidades mais exigidas e valorizadas atualmente têm muito a ver com a presença cada vez maior do ambiente virtual nas rotinas. Por isso, saber utilizar bem os recursos disponíveis, como as videochamadas, por exemplo, é um bom diferencial. A reboque, vem outra habilidade muito importante, que é a da comunicação. Saber transmitir uma ideia com clareza, utilizando as palavras certas, com o tom de voz correto e se assegurando que o receptor captou a mensagem, é de suma importância em qualquer ambiente.
Saber ouvir é tão importante quanto saber falar. Ao reconhecer o outro, trabalha-se a empatia. Isso é muito mais importante quando se trabalha em equipe. O trabalho em conjunto reúne diversas opiniões e visões de mundo diferentes que, juntos em um só lugar, produz ótimos resultados, mas também divergências. Saber lidar com essas diferenças trabalha a empatia, a criatividade e a resiliência, habilidades emocionais fundamentais.
O exercício do trabalho em equipe está diretamente ligado também à questão das inteligências emocionais. Humanizar o ambiente de trabalho, entendendo os pontos fortes e fracos de cada um e usá-los a favor do todo, é uma habilidade primordial nos dias de hoje. Pessoas que se destacam nesse quesito têm grandes chances de se tornarem bons líderes.
Junto da liderança, vêm os desafios. A capacidade de analisar problemas e cenários que se apresentam no dia a dia do trabalho é uma habilidade esperada de qualquer líder. A visão macro das situações, bem como a sua resolução, pressupõe também criatividade, resiliência, pensamento crítico e pensamento lógico, ou seja, habilidades importantíssimas para qualquer empresa, independentemente da função.
E em tempos onde de tudo se espera muita velocidade, saber gerir o tempo é essencial. Uma boa organização da rotina, saber priorizar as demandas, estipular e cumprir metas e, principalmente, ter disciplina são habilidades muito importantes e que demonstram responsabilidade e comprometimento. O uso inteligente do tempo, um recurso escasso por si só, é altamente recomendável e um grande diferencial.
Saber vender bem essas habilidades é, de fato, algo necessário quando se está procurando por novas oportunidades de emprego. Montar um currículo dando um destaque especial para as soft skills que possui é tão importante quanto mencionar as experiências profissionais pregressas. Por essa razão, desenvolvê-las e utilizá-las é a garantia de que as melhores vagas estarão de portas abertas para o profissional capacitado.