Concursos e Emprego

Divulgado edital para seletivo com 50 vagas para intérpretes de Libras

Inscrições serão realizadas entre os dias 9 e 11 de fevereiro, no Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS); salário é de R$1200 com carga horária de 40 horas semanais

O Diário Oficial do Estado publicou edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissional tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O total, estão sendo ofertadas 50 vagas, sendo 36 para a capital e 14 para o interior do estado. Dessas vagas, 10% se direcionam às pessoas com deficiência (PcD).

Os interessados podem realizar sua inscrição entre os dias 9 e 11 de fevereiro, presencialmente no Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizado na Av. Jaime Brasil, nº 493 – Centro, das 8h às 13h30.

No ato da inscrição, os candidatos deverão portar os documentos pessoais exigidos no edital, cópia e original, como CPF, comprovante de residência atualizado e certificados que atestem seus conhecimentos na Linguagem de Sinais.

A carga horária dos profissionais contratados será de 40 horas semanais e remuneração de R$ 1.200,00. As informações completas estão no edital Nº 11/2022, que pode ser consultado no site www.imprensaoficial.rr.gov.br.

A rede estadual de ensino atende 1.692 estudantes na educação especial, que são aqueles que apresentam deficiências diversas. Destes, 66 apresentam deficiência auditiva e outros 35 possuem surdez.

Os intérpretes auxiliarão esses estudantes em sala de aula. Entre suas atribuições estão: fazer tradução e interpretação de Libras/Português e Português/Libras nas aulas e atividades das disciplinas curriculares, intermediar comunicação entre surdos e ouvintes, prestar serviço de tradução e interpretação em seminários, palestras e outros eventos escolares.

PROCESSO SELETIVO

 “O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira será uma Avaliação de Títulos, já a segunda constará de Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, com tempo de duração máxima de 20 (vinte) minutos. Os detalhes estão disponíveis no edital”, explicou Rosalete Saldanha, presidente da Comissão de processos seletivos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). Os candidatos deverão portar os documentos pessoais exigidos no edital, cópia e original, como CPF, comprovante de residência atualizado e certificados que atestem seus conhecimentos na Linguagem de Sinais.

CRONOGRAMA

De acordo com o cronograma, a relação preliminar dos inscritos será divulgada no dia 16 de fevereiro e a relação final, no dia 22. O resultado preliminar das provas práticas sairá no dia 16 de março e o resultado final, juntamente com a convocação dos classificados, será publicado no dia 22 do mesmo mês. Já o período de assinatura de contrato e lotação, ocorrerá no dia 24 de março.