Dúvidas sobre como montar um look corporativo? Confira 5 dicas essenciais para arrasar no CLTcore

Adicionar terceiras peças, apostar em tecidos mais sérios e escolher os calçados de forma assertiva são alguns exemplos que podem ter um impacto positivo em sua imagem profissional

trabalhadora com look corporativo
Créditos: iStock

Nos últimos anos, devido à concepção social de que o estilo é uma forma de expressar personalidade e individualidade, a moda tem ocupado cada vez mais espaços, incluindo os corporativos. Isso porque, por meio das tendências reproduzidas nas redes sociais – especialmente no TikTok –, a ideia do que é adequado ou não ao ambiente de trabalho tem mudado, e, como consequência, as pessoas estão buscando formas de incrementar o visual corporativo.

O CLTcore, dessa forma, caracteriza-se como uma forma de ampliar, combinar ou mesmo alterar (caso o local de trabalho permita) o dress code corporativo, mas de forma que ele continue sendo adequado e profissional. São diversas as maneiras de fazer isso: por meio de acessórios, calçados, terceiras peças e até maquiagens. Separamos algumas dicas:

  • Blazer

O blazer é uma das terceiras peças mais famosas entre os brasileiros. Isso porque, quando utilizado de forma assertiva, oferece diversas vantagens: versatilidade, elegância e conforto são algumas delas. A versatilidade do blazer se dá devido à possibilidade de ser utilizado em várias combinações de roupas e em diferentes ambientes, formais e informais.

A peça pode ser incorporada em um visual corporativo e, ao mesmo tempo, pode ser bastante útil em um evento de gala, mas isso também depende da combinação com outras peças e do caimento delas. Quando o blazer está no mesmo look que uma calça de alfaiataria, por exemplo, traz uma estética mais séria e formal – ideal para locais de trabalho –, mas, se estiver com um short de tecido ou uma calça jeans, a proposta do visual muda completamente.

  • Calça de alfaiataria

Assim como o blazer, a calça de alfaiataria é uma peça “curinga” dentro do guarda-roupa e, por isso, é uma excelente opção para um dia cheio de compromissos. Com essa peça, é possível ir para o trabalho com um look mais fechado, de acordo com as normas de vestimenta do ambiente corporativo, e, depois, caso tenha algum evento, é só trocar o sapato e acrescentar alguns acessórios.

Neste caso, enquanto no local de trabalho é interessante que você utilize peças mais sérias – como blusas neutras, sapatilhas de bico fino e acessórios simples –, depois do expediente é possível apostar em peças mais ousadas (por exemplo, camisas decotadas, saltos altos e brincos chamativos) para combinar com a calça de alfaiataria.

  • Saia lápis

Criada por Christian Dior, na década de 1950, a saia lápis é um clássico elegante e chic que alonga e realça as curvas do corpo. Primeiramente, era utilizada somente em ocasiões formais, mas, com o passar dos anos e as mudanças na moda, surgiram vários outros modelos e texturas de saias lápis que se adaptaram ao estilo moderno da sociedade contemporânea.

A saia lápis jeans, por exemplo, é um dos modelos mais utilizados no dia a dia pelas mulheres, uma vez que pode ser adaptada a diversas ocasiões, a depender das outras peças do visual. Mas, ainda assim, o modelo tradicional nunca sai de moda e costuma ser mais adequado a ambientes corporativos sérios e formais. Isso porque, quando combinada com uma blusa justa, um salto alto e uma bolsa estilosa, o look transmite a ideia de comprometimento profissional.

  • Invista nos calçados

Os calçados são elementos fundamentais na composição do look, especialmente quando a intenção é passar uma estética sofisticada e competente. Eles têm o poder de mudar o visual e fazer com que ele fique mais impactante, assim como bolsas e acessórios. Por isso, caso o dress code do seu ambiente de trabalho seja mais rígido e inflexível (que não permite adaptações no uniforme), apostar nos calçados para expressar personalidade e confiança é uma ótima alternativa.

Scarpins, mocassins e sapatilhas de bico fino são exemplos clássicos de calçados que podem ser utilizados no ambiente corporativo e transmitem a ideia de inteligência e responsabilidade. Mas lembre-se: é importante manter os sapatos sempre limpos e bem-cuidados; caso contrário, podem passar a impressão de desleixo e, de certa forma, comprometer sua imagem corporativa.

  • Camisa de botão

Antigamente associada apenas à moda masculina, nos tempos contemporâneos, a camisa de botão não só conquistou o público feminino como começou a ser presente em diversos espaços. Em passeios durante o dia, são frequentemente combinados com shorts jeans e deixam o look mais despojado. Enquanto isso, no ambiente profissional, podem ser incorporadas a saias lápis, calças de alfaiataria ou jeans e transmitir a ideia de elegância e seriedade.