OPORTUNIDADE

Editais do Concurso Nacional Unificado são publicados hoje

O concurso unificado reúne 6.640 vagas em 21 órgãos públicos; Inscrições iniciam dia 19 de janeiro

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão publicados nesta quarta-feira (10). A oportunidade reúne 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

Uma entrevista coletiva, a partir das 14h30, em Brasília, vai detalhar os editais e as principais informações. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), organizador do processo seletivo, no YouTube.

Os editais vão informar blocos temáticos, conteúdos, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame, cronograma completo e composição das notas finais.

O CPNU é uma oportunidade do governo federal em realizar, de forma conjunta, concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.

Inscrições e prova

As inscrições vão de 19 de janeiro até 9 de fevereiro e a realização da prova está prevista para 5 de maio. Uma única inscrição valerá para selecionar os candidatos para mais de um órgão.

De maneira acessível, 217 cidades do Brasil receberão a aplicação das provas. No estado de Roraima, serão aplicadas na capital, Boa Vista, e o munícipio de Rorainópolis. Já a posse dos convocados, deve acontecer em 05 agosto.

Áreas

O MGI, organizador do concurso, responde pela maior parte das vagas ofertadas. São 1.480 em diferentes carreiras. Outras 900 vagas serão destinadas ao Ministério do Trabalho e Emprego, para o cargo de auditor fiscal do trabalho.

O Ministério da Saúde oferta 220 vagas e outros 35 postos serão para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Já o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) oferta 742 vagas. Também há vagas para órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que soma 620, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com 502.