A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) deve realizar um novo concurso público para professores em breve. A informação foi dada nesse domingo (23), no Agenda da Semana, pelo secretário Nonato Mesquita.
De acordo com o secretário de Educação, “há possibilidade real” do lançamento de um edital para professores de diversas disciplinas, no entanto, ainda sem uma data prevista. Mesquita ainda explicou que existem disciplinas que a demanda já foi atendida, para outras, ainda não.
“Nós temos algumas disciplinas que não temos a menor necessidade de fazermos concurso público. Outras indícios, por exemplo, se eu tivesse, hoje, 30 professores de física no quadro de reserva para ser chamado, eu chamava e os tornaria efetivo na Secretaria de Educação do Estado. Mas, algumas disciplinas, é que já supriu a necessidade, não temos como chamar”, explicou.
Sobre os aprovados em processo seletivos, que são frequentemente chamados, ele informou que são temporários. “[Sempre] questionam: ‘se tem um professor de arte que está no quadro de reserva porque senhor está chamando seletivado e não chama os que estão no quadro de reserva?’. Esses que são seletivados, que estão sendo chamados, estão sendo chamados apenas para suprir a necessidade de um eventual professor que está de licença médica, professora que está de licença maternidade. Que, tão logo encerra a licença maternidade, esse profissional que é seletivado vai sair e ela vai entrar para cadeira cativa dela”, disse Mesquita.
O Processo Seletivo para professores da Educação Básica mais recente teve edital publicado no Diário Oficial do Estado de 13 de julho de 2023, disponível a partir da página 30.