GOVERNO FEDERAL

Enem dos Concursos será adiado em todo o país

A situação de chuvas e enchente no Rio Grande do Sul impactaram na decisão do governo federal; não há previsão de nova data

As provas estavam agendadas para o dia 5 de maio  (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)
As provas estavam agendadas para o dia 5 de maio (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)

O Concurso Nacional Unificado será adiado em todo o Brasil. O governo federal anunciou a decisão nesta sexta-feira (3), após situação de emergência com as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. A prova do Enem dos Concursos seria aplicada neste domingo (5).

Informações preliminares divulgadas pelo O Globo apontaram que a decisão dividiu o grupo de ministros diretamente envolvidos no debate. Isso porque haveria dúvida quanto à viabilidade técnica de se adiar a realização das provas apenas para o estado gaúcho.

Até ontem, Lula havia anunciado que manteria o Enem dos Concursos no RS e que auxiliaria os candidatos em caso de transporte para os locais de prova. No entanto, argumentos teriam afirmado que a ação poderia denotar falta de sensibilidade por parte do governo federal.

Decisão

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, fez o anúncio nesta sexta-feira (3). Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O anúncio da decisão de adiamento do CNU foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em coletiva de imprensa. Segundo ela, a decisão foi tomada após respaldo de que todos os candidatos teriam acesso à prova e esta mantivesse a integridade, mesmo com adiamento.

A ministra ainda informou que não há novas data para aplicação do Enem dos Concursos, mas que “em algumas semanas, ou até menos”, fariam o anúncio.

As provas, ainda conforme Esther, já estavam nas cidades onde seriam aplicadas, apenas no Rio Grande do Sul que não havia possibilidade de encaminhar aos locais. Agora a intenção do governo federal será recentralizar os cadernos para garantir a integridade do certame.

Chuvas no RS

O desastre com as intensas chuvas e enchente que atinge o Rio Grande do Sul há quatro dias chegou ao número de 37 de mortos. Ao menos 74 pessoas seguem desaparecidas. De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, 235 cidades foram afetadas e mais de 31 mil pessoas estão fora de casa devido aos temporais – 7.949 em abrigos e 23.598 desalojados.