A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou edital (confira aqui) para seleção de 834 profissionais que tenham interesse em atuar na prestação de serviço militar voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2022. As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de fevereiro, presencialmente, na Ala 7 (Base Aérea de Boa Vista).
As vagas estão distribuídas em diversas funções de nível médio, com remuneração de R$ 3.825 no início de contrato. As oportunidades serão destinadas a Organizações Militares Responsáveis localizadas em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Roraima por exemplo, há 14 vagas para Boa Vista.
Para concorrer a essas oportunidades, além de ter concluído o ensino médio, o candidato precisará ter um curso técnico na área em que escolher trabalhar. No caso dos motoristas, exige Carteira Nacional de Habilitação a partir da categoria C.
O edital contempla as seguintes especialidades técnicas: Administração, Comunicações, Controle de Tráfego Aéreo, Cozinheiro, Desenho, Eletricidade, Enfermagem, Eletromecânica, Eletrônica, Informática, Laboratório, Logística, Mecânico de Aeronaves, Motorista Bombeiro, Motorista, Nutrição e Dietética, Obras, Produção de Áudio e Vídeo, Processos Fotográficos, Pavimentação, Radiologia, Arrumador, Saúde Bucal e Topografia.
Estabelece ainda que para ser incorporado, o servidor não poderá estar exercendo qualquer cargo, emprego ou função pública, ainda que para a Administração Pública Indireta, mesmo que de natureza temporária. A exceção vai para os profissionais da área de saúde.
Há vagas para organizações da Aeronáutica nos estados do Amazonas, Rio Janeiro, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal.
Período de inscrições
Se o candidato pretende participar desse certame, já é possível se inscrever pelo portal da Força Aérea Brasileira, na parte de “Convocação de Temporários”. O prazo permanecerá aberto até o dia 4 de fevereiro.
Os candidatos precisarão, inicialmente, fazer o cadastro no portal mediante um preenchimento de formulário, irão receber na caixa de e-mail um link para a ativação do cadastro (num prazo de até 4 horas). Assim que o receberem, irá clicar nesse link para criar o login com e-mail e senha cadastrados. Concluído o cadastro, o candidato poderá preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), declarações e demais dados solicitados. O edital não menciona pagamento de taxa de inscrição.
Etapas de Avaliação
Todos os inscritos serão avaliados por meio de oito etapas:
• Entrega de Documentos;
• Validação Documental;
• Avaliação Curricular;
• Concentração Inicial;
• Inspeção de Saúde e Avaliação Psicológica;
• Teste de Avaliação do Condicionamento Físico;
• Concentração Final;
• Habilitação à Incorporação.
Os três primeiros exames irão acontecer entre os dias 9 de fevereiro e 23 de março; a inspeção de saúde e avaliação psicológica estão previstas de 18 a 28 de abril; já o teste físico, ocorrerá entre os dias 23 e 26 de maio. Falando especificamente do teste físico, ele consistirá em três exercícios: Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo, Flexão do tronco sobre as coxas e Corrida de 12 minutos.
Os aprovados em todas as etapas do concurso serão contratados em forma de estágio com duração máxima de um ano, podendo ser sucessivamente prorrogado em mais 12 meses, até o limite de 96 meses, ou seja, em até oito anos de contrato.
*Atualização 14h15 desta sexta-feira (28): a versão anterior continha informações de que a inscrição poderia ser realizada pela internet, mas já foi corrigida.