As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos, iniciam na próxima sexta-feira (19). O processo seletivo conjunto de 21 órgãos públicos reúne o total de 6.640 vagas, além de cadastro reserva, de nível médio e superior.
As inscrições serão realizadas pelo Gov.br, independente do nível da conta no portal (bronze, prata ou ouro) até o dia 9 de fevereiro. No processo, o candidato deverá escolher as carreiras, por preferência, dentro de um dos oito blocos temáticos. A alteração do bloco só poderá ser feita dentro do prazo de inscrição.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 60 para quem concorrer às vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior. Poderão solicitar isenção de inscrição, candidatos inscritos no CadÚnico, doador de medula óssea, seja ou tenha sido bolsistas do ProUni e seja ou tenha sido financiado pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
Quanto à reserva de vagas, 5% serão para pessoas com deficiência (PCD), 20% para pessoas negras. No caso das vagas exclusivas aos cargos da Funai, 30% delas serão para indígenas.
O processo seletivo é realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil (MGI). Mais informações sobre o Enem dos Concursos estão disponíveis nos editais, separados de acordo com os blocos: Administração e Finanças Públicas; Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação; Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Políticas Sociais, Justiça e Saúde; Trabalho e Previdência; Dados, Tecnologia e Informação; e Nível Intermediário.