Concursos e Emprego

Inscrições abertas para curso Técnico em Agroindústria na modalidade EAD

Incrições são gratuitas

Conforme o edital, 80% da carga horária será ofertada de forma remota e 20% por meio de encontros presenciais (Foto: Divulgação)
Conforme o edital, 80% da carga horária será ofertada de forma remota e 20% por meio de encontros presenciais (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o curso Técnico em Agroindústria subsequente ao ensino médio na modalidade Educação a Distância (EAD). As aulas estão previstas para iniciar-se no segundo semestre deste ano.
Estão sendo ofertadas 35 vagas, divididas entre os segmentos ampla concorrência, ações afirmativas e pessoas com deficiência. As regras do certame estão disponíveis no edital, que pode ser acessado neste link.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, no período de 11 de abril a 5 de maio, exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico. No ato da inscrição, é necessário anexar os seguintes documentos:
Histórico Escolar do Ensino Médio;

Certidão de Nascimento ou de Casamento;

Documento de Identidade – RG (frente e verso);

CPF;

Comprovante de residência (conta de água, luz ou similar – original e cópia). Caso não possua, é necessário preencher a declaração disponível no Anexo IV e anexá-la;

Autodeclaração de preto, pardo ou indígena (presente na ficha de inscrição do Sistema de Cotas);

Manifestação de interesse pelo curso (conforme o item 2.1 do edital);

Documentação específica referente ao sistema de cotas, se aplicável;

Documentos adicionais (se candidato de nacionalidade estrangeira).

Para obter outras informações, é preciso fazer a leitura atenta do edital, dando atenção especial às orientações para cada etapa do processo.
Agendada para 18 de maio, a prova ocorre das 9h às 11h, no próprio campus. O candidato deve comparecer com no mínimo 30 minutos de antecedência, portando documento oficial de identificação com foto (original e válido).
A avaliação será composta por 20 questões objetivas, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. O exame deve ser respondido com caneta esferográfica preta ou azul fabricada em material transparente.
De acordo com o cronograma, o resultado final será divulgado no dia 6 de junho. Já as matrículas dos candidatos aprovados ocorrerão de 14 a 24 de julho. As aulas terão início no dia 25 do mesmo mês.

Edital
O edital, seus anexos e comunicados oficiais serão publicados no portal institucional no seguinte endereço: bit.ly/agroindustriaifrr.
Em caso de dúvidas, o interessado deve entrar em contato com a comissão do seletivo pelo e-mail [email protected].


Informações sobre o curso e o perfil profissional

O curso está organizado em três semestres/módulos. Ele será realizado na modalidade EAD. A carga horária é de mil horas, sendo no mínimo 20% dela cumpridos em atividades presenciais.

Ao longo do processo, o estudante terá componentes curriculares como Informática Básica, Português Instrumental, Química Geral, Conservação de Alimentos, Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Tecnologia de Produtos Animais, Administração Agroindustrial, entre outros. Contará ainda com estágio supervisionado e participação em projeto e/ou atividades acadêmicas.

A área de atuação desse profissional abrange indústrias de alimentos e bebidas; laboratórios de análises de alimentos; consultorias; órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias; instituições de ensino e/ou de pesquisa; instituições públicas;
empresas rurais e extensão; entre outras.

Ao final, espera-se que o egresso tenha adquirido, de maneira global, saberes e competências relacionados à sua formação técnico-profissional, com enfoque nas seguintes áreas:

a) Processamento de Leite e Derivados;
b) Processamento de Carnes;
c) Processamento de Vegetais;
d) Processamento de Bebidas e Refrigerantes;
e) Processamento de Massas e Panificação;
f) Gestão Empresarial;
g) Gerenciamento Ambiental na Indústria de Alimentos;
h) Interpretação de Legislações relacionadas a Alimentos;
i) Análise e Controle de Qualidade de Alimentos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.