Estão abertas, até o dia 24 de novembro, as inscrições para o 18º Processo Seletivo de Estágio Extracurricular em Direito da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). Podem participar da seleção acadêmicos cursando a partir do 5º semestre.
Conforme a DPE-RR, o processo seletivo visa formar um cadastro de reserva para estagiários que atuarão na capital e no interior do estado. Para promover a inclusão, 10% das vagas serão destinadas a pessoas negras e indígenas, que terão prioridade na terceira e quarta vagas, respectivamente. Pessoas com deficiência serão chamadas para a segunda vaga aberta e depois a cada intervalo de dez aprovados.
O estagiário receberá bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo vigente e auxílio-transporte, no valor de R$100. A jornada de trabalho é de quatro horas diárias, com duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período.
O estagiário aprovado irá auxiliar um membro da Defensoria Pública, presencialmente ou on-line, acompanhando-o em atividades judiciais e extrajudiciais, exames de autos e documentos, realização de pesquisas, organização de notas e fichários, bem como em audiências e sessões do Tribunal do Júri e Tribunal de Justiça.
Segundo o defensor público-geral Oleno Matos, a iniciativa é uma oportunidade única para quem quer construir uma carreira voltada para os direitos e justiça da população. “Queremos que esses futuros profissionais do Direito aprendam não só a prática jurídica, mas também a responsabilidade de transformar a sociedade, promovendo inclusão e equidade”, destaca o defensor.
As inscrições podem ser realizadas de forma online ou presencial. Na internet, é preciso preencher o formulário do Google. As inscrições presenciais ocorrem no prédio da Escola Superior da Defensoria Pública de Roraima (Esdep-RR), na rua Cel. Pinto, 48, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
O resultado final da seleção será divulgado no site do estágio forense da DPE-RR , no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e no Diário Oficial do Estado (DOE).