Interessados (as) em participar do programa Varejo Inteligente Conecta Brasil têm até esta sexta-feira, 7 de abril, para se candidatar. Ao todo, 900 micro e pequenos negócios de todo o País serão diretamente impactados e vão se conectar com startups.
Os (as) empreendedores (as) e empresários (as) podem se inscrever gratuitamente pelo site varejointeligentebrasil.com.br. O programa que está sendo promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Vista (CDL Boa Vista), tem como objetivo promover a mudança de mentalidade dos(as) empresários(as) participantes, desmistificando a inovação como sendo algo caro, complexo e que envolva muita tecnologia, para algo absolutamente prático e possível no dia a dia de qualquer tipo de empresa. A metodologia se dará por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexão com startups.
O programa, que nasceu em Belo Horizonte, em 2016, e neste ano foi ampliado para todo o País, vai impactar 900 empresas em todas as regiões brasileiras e o estado de Roraima não pode ficar de fora. Ao todo são 50 vagas para micro e pequenas empresas de todo estado.
“Em 2022, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 72% dos quase dois milhões de postos de trabalho gerados no país. O setor de comércio e serviços, corresponde a 50% desse montante de empresas, sendo que somente o segmento de serviços, equivale a 30% e o comércio a 20%. Ofertar a esses(as) micro e pequenos(as) empresários(as) a oportunidade de elevar a qualidade do seu negócio e possivelmente gerando incremento nas vendas por meio da inovação, é crucial para o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
“Após elencar os desafios destas empresas, as startups irão se inscrever para propor soluções de inovação de acordo com a dor/desafio que possuírem aderência. Concluído o processo, haverá um workshop preparatório e um evento de conexão promovendo a interação direta entre empresas e startups”, detalha o presidente da CDL/BH.
Como participar
O Varejo Inteligente Conecta Brasil é gratuito e será realizado de forma online. Podem participar micro e pequenas empresas do setor de comércio e serviços que estejam ativas na Receita Federal, tenham sua sede e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica registrado nos estados participantes. As empresas selecionadas também devem ter faturamento anual máximo de até R$ 4,8 milhões (Micro e Pequenas Empresas). As inscrições e participação no projeto são gratuitas, sendo custeado pela CDL/BH e Sebrae Nacional.
“Não é preciso ser associado às CDLs participantes para se inscrever no projeto. Queremos auxiliar o maior número possível de MPEs do setor de comércio e serviços do país. Haverá um critério de seleção de acordo com os pré-requisitos. Contudo, mesmo as empresas que não forem selecionadas, poderão participar de ações abertas ao público”, destaca Marcelo de Souza e Silva.