CONCURSO PÚBLICO

Inscrições para Concurso Público Nacional Unificado começam nesta sexta (19)

Certame irá selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.

As provas estavam agendadas para o dia 5 de maio  (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)
As provas estavam agendadas para o dia 5 de maio (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)

A partir desta sexta-feira (19), estarão abertas as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado, que irá selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. O processo de inscrição ocorrerá exclusivamente por meio do aplicativo Gov.br, onde será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), sendo este o único meio de pagamento válido para o concurso. O prazo para inscrições estende-se até 9 de fevereiro.

As provas estão agendadas para o dia 5 de maio e serão aplicadas em 220 cidades, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. A taxa de inscrição é de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para cargos de nível superior.

A isenção da taxa é concedida aos candidatos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e àqueles que cursam ou cursaram faculdade com o apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, doadores de medula óssea também estão isentos.

Gráfico: EBC

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela organização do concurso, recomenda uma leitura atenta dos editais, visando “potencializar as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos”.

Em comunicado, a pasta ressaltou que a proposta do concurso é promover a democratização do acesso aos quadros federais, proporcionando aos candidatos alinhar suas vocações com as oportunidades disponíveis.

Uma característica destacada do certame é a possibilidade de utilizar as listas de classificação também para a ocupação de cargos temporários. Caso um candidato aceite um cargo temporário, permanecerá na lista de espera para os demais cargos. O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

“Pessoas aprovadas para cargos que, porventura, não sejam o da primeira opção selecionada no momento da inscrição, continuarão em lista de espera para o principal posto desejado”, reforçou o ministério.