A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) lançará seu primeiro concurso público para contratar 100 profissionais de nível superior a partir de 2025, além de formar cadastro reserva. O edital, previsto para o fim do ano, será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), conforme a contratação ocorrida nesta quinta-feira, (7).
As vagas previstas são para cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de Tecnologia da Informação (TI) e especialista em petróleo e gás, com atuação no Rio de Janeiro. O concurso busca suprir a necessidade de um quadro fixo de pessoal, já que atualmente a empresa conta apenas com comissionados.
De acordo com a presidente interina da PPSA, Tabita Loureiro, o reforço no quadro é essencial para acompanhar o crescimento das atividades da empresa, especialmente na comercialização de petróleo e gás natural. “Sem mais pessoal, seria inviável manter nosso trabalho de gestão dos contratos e das cargas da União”, afirmou.
As provas estão previstas para o primeiro semestre de 2025, em Rio de Janeiro, São Paulo ou Salvador, com etapas objetivas para todos os cargos e prova discursiva para advogado e especialista em petróleo. Do total de vagas, 5% serão reservadas a PCDs e 20% a candidatos negros.
Empresa pública federal
Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a empresa pública federal foi criada em 1º de agosto de 2013, no governo da presidenta Dilma Rousseff, sob a forma de sociedade anônima de capital fechado. A PPSA é responsável pela gestão de contratos para comercialização de petróleo e gás da União, mas não atua diretamente na exploração e produção desses recursos.
*Com informações da Agência Brasil