Resultado final do Concurso Nacional será divulgado em fevereiro de 2025; Veja o cronograma

Adiamento foi necessário após acordo judicial que garantiu a correção de provas discursivas de mais de 32 mil candidatos reabilitados

O MGI destacou que as mudanças foram necessárias para garantir a isonomia entre os candidatos, sem atrasar os demais procedimentos previstos no concurso. (Foto: Arquivo)
O MGI destacou que as mudanças foram necessárias para garantir a isonomia entre os candidatos, sem atrasar os demais procedimentos previstos no concurso. (Foto: Arquivo)

Os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), chamado de “Enem dos concursos”, serão divulgados em 11 de fevereiro de 2025, conforme informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A mudança ocorreu após um acordo judicial que garantiu a reintegração de 32.260 candidatos anteriormente eliminados por problemas na identificação do tipo de prova nos cartões de resposta.

De acordo com o MGI, os candidatos eliminados inicialmente não completaram corretamente a identificação do tipo de prova. No entanto, a União firmou um acordo para permitir a reabilitação dessas pessoas, considerando que a identificação pode ser feita por outros critérios. Com isso, as provas discursivas desses candidatos serão corrigidas, sem prejudicar aqueles já habilitados.

Alterações no cronograma

Além da reabilitação, o acordo também prevê a correção das provas discursivas de candidatos de ampla concorrência e das redações de candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima. Essa decisão resultou na criação de um novo cronograma para o certame.

Confira as principais datas do novo cronograma:

  • 25/11/2024: Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos reabilitados;
  • 4 e 5/12/2024: Envio de títulos;
  • 6/12/2024 a 10/01/2025: Análise de títulos;
  • 9/12/2024: Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações;
  • 9 e 10/12/2024: Interposição de recursos sobre as notas das provas discursivas e redações;
  • 20/12/2024: Resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações;
  • 6 a 10/01/2025: Perícia médica e avaliação biopsicossocial dos candidatos que declararam deficiência;
  • 11 e 12/01/2025: Procedimento de verificação para candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas;
  • 15/01/2025: Resultado preliminar da avaliação de títulos;
  • 11/02/2025: Divulgação do resultado final do concurso.

O MGI destacou que as mudanças foram necessárias para garantir a isonomia entre os candidatos, sem atrasar os demais procedimentos previstos no concurso.