No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), um novo modelo de seleção para servidores públicos federais. Com 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos da Administração Pública Federal, o CPNU promete ser um marco na busca por uma gestão pública mais eficiente e inovadora.
Para garantir a transparência e segurança do processo, foram definidos 33 locais de aplicação e 622 salas em todo o estado. A Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista, lidera como o local de prova com o maior número de candidatos, totalizando 4.314 inscritos. Ao todo, 17.882 pessoas se inscreveram para participar do concurso no estado.
Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação. Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.
Como consultar o local de prova:
Os candidatos já podem consultar seus locais de prova através do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Área do Candidato no site onde realizaram a inscrição. O cartão traz informações importantes, como número de inscrição, data, hora e local da prova, além de especificar se o candidato requer atendimento especializado ou uso do nome social. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.
É fundamental que os candidatos verifiquem todas as informações do cartão de confirmação. Caso haja algum erro ou o local de prova seja muito distante, é possível entrar em contato com a Fundação Cesgranrio para solicitar correções.
O CPNU será realizado em 228 municípios em todo o país, buscando democratizar o acesso às vagas do serviço público. Essa abrangência reflete o compromisso em aumentar a representatividade da força de trabalho, considerando critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais desde a aplicação do certame.