Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 que perderam as provas devido a problemas logísticos ou por estarem doentes com condições previstas no edital podem solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira (11) até sexta-feira (15), às 23h59. As novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro e serão a única oportunidade de reaplicação este ano, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Como Solicitar a Reaplicação
Para solicitar a reaplicação, o candidato deve acessar a página do participante do Enem entre 11 e 15 de novembro. A solicitação só pode ser feita para o dia em que o participante esteve ausente com uma justificativa válida, acompanhada de documentação comprobatória.
O candidato deve enviar um documento em português e legível, que comprove a razão da ausência, para que o pedido seja analisado. Em casos de problemas de saúde, é necessário anexar um atestado médico com assinatura e identificação do profissional, incluindo o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e o código da Classificação Internacional de Doenças (CID 10) para uma das doenças previstas no edital.
Após o envio, o Inep analisará individualmente os documentos, e a decisão de aprovação ou reprovação da solicitação estará disponível na página do participante. Importante ressaltar que a documentação enviada não pode ser alterada depois do envio.
Situações de Reaplicação Permitidas
Os candidatos que não puderam comparecer ao exame por problemas de saúde podem solicitar a reaplicação caso estejam com uma das doenças listadas no edital, como tuberculose, coqueluche, difteria, meningite, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Além de motivos de saúde, problemas logísticos podem justificar a reaplicação, como:
- desastres naturais;
- falhas na infraestrutura do local de prova;
- falta de energia que comprometa a visibilidade das provas;
- erros na execução de procedimentos que impactem o desempenho do candidato.
Essas solicitações serão analisadas conforme as notificações de ocorrências nas regiões onde as provas foram realizadas, incluindo registros da defesa civil para desastres naturais.
Exclusões
Candidatos que faltaram sem justificativa prevista no edital não têm direito à reaplicação e serão considerados ausentes. Da mesma forma, quem alegou indisposição ou problemas de saúde durante a prova e não concluiu o exame não pode solicitar nova aplicação.
Detalhes da Reaplicação
A reaplicação do Enem terá 180 questões objetivas nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, distribuídas em dois dias de provas – 10 e 11 de dezembro (terça e quarta-feira). Embora o formato seja o mesmo, as questões e o tema da redação serão diferentes para garantir igualdade de condições entre os participantes.
Recursos de acessibilidade como videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela não estarão disponíveis na reaplicação, mas o Inep fornecerá tradutores-intérpretes de Libras e auxílio para leitura a quem precisar.
Resultados
Os resultados das provas de reaplicação serão divulgados junto aos da aplicação regular, no dia 13 de janeiro de 2025. As informações sobre a aprovação da solicitação e o local e horários da reaplicação estarão disponíveis na página do participante.