OPORTUNIDADE

Vetor Brasil e Instituto Gesto lançam programas de Trainee e Residências para Gestão Pública em 2024

Buscando diversidade, os programas visam a inclusão de recém-graduados interessados em políticas públicas, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste.

Oportunidades são para o ano de 2024 (Foto: Divulgação)
Oportunidades são para o ano de 2024 (Foto: Divulgação)

Buscando atrair e desenvolver jovens talentos interessados em causar impacto no setor público, o Vetor Brasil, em parceria com o Instituto Gesto, anunciou o lançamento dos Programas Trainee de Gestão Pública e Residências 2024. O programa visa selecionar recém-graduados que desejam contribuir na formulação e execução de políticas públicas ou que buscam uma reorientação de carreira no setor.

Com inscrições abertas, o processo se estenderá até 18 de outubro. Os interessados já podem realizar a pré-inscrição através do link informado.

Atualmente, as organizações mantêm parcerias com 48 instituições, espalhadas por 20 estados do Brasil. A participação está aberta a todos que tenham, no mínimo, 18 anos, graduação completa e estejam de acordo com as normativas trabalhistas e critérios estabelecidos.

Cassiano Archas, coordenador da área de Início de Carreira do Vetor Brasil, destaca a novidade do programa: “A abertura do processo seletivo de participantes dos programas do Vetor Brasil é um momento de muita alegria para a organização… Ao mesmo tempo, esse é um momento de grande responsabilidade visto que a nossa proposta é de garantir equidade racial, regional e de gênero para este processo e, consequentemente, para as políticas públicas estatais.”

Pela primeira vez, o Vetor Brasil unificou o processo seletivo de seus três programas principais. O Trainee de Gestão Pública (TGP) foca em recém-formados que desejam ingressar no serviço público, enquanto o programa de Residência em Gestão Pública combina experiência prática com formação em gestão pública no formato de pós-graduação. Por último, o Líderes da Saúde (LIS): Atenção Primária se dedica a gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde.

O diferencial deste processo seletivo está no compromisso com a diversidade. Priorizando candidaturas de pessoas negras e indígenas, especialmente das regiões Norte e Nordeste, o programa visa confrontar estatísticas como a revelada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): em 2020, apenas 14,4% do alto escalão da administração pública era composto por pessoas negras. A iniciativa procura então fomentar a presença destes grupos na formulação de políticas públicas mais igualitárias.