Potencializar a criatividade. Esse é o objetivo principal da palestra que os alunos do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Estácio da Amazônia vão participar, nessa quinta-feira (28), a partir das 19 horas, no Bloco F, durante a programação da Semana de Boas-vindas da instituição.
Tanto os calouros como os veteranos estarão no encontro que promete oferecer ferramentas para estimular a criatividade. “Todos somos criativos, o que falta é descobrir como potencializar essa criatividade. Primeiro temos que conhecer a nossa própria ‘caixa’ – como paredes, piso e teto, os nossos potenciais, o nosso repertório. Depois, começar a pensar fora da caixa”, afirma o professor Otávio Coelho, que será o palestrante.
Ele explica ainda que é possível aprender as técnicas de criatividade para o desenvolvimento de projetos gráficos, trabalho principal do profissional de Design Gráfico.
“Nessa oficina será abordada a jornada para o processo criativo por meio do método Facilitação Gráfica, que é uma técnica que ajuda a registrar os principais tópicos que serão expostos e vividos na oficina. É um conhecimento dinâmico que acontece em tempo real, passa pela mente das pessoas e transforma informação em conhecimento cada momento”, continua.
Segundo o professor, a técnica que ajuda a estruturar as informações através de percepção visual, é feita por meio de textos, gráficos e desenhos. “Dessa forma, as informações são codificadas muito mais rápidas e transformadas em conhecimentos”, completa Otávio Coelho.
Sobre as principais áreas de atuação do design, ele ressalta que o trabalho desse profissional está presente em tudo hoje em dia. “Basta olhar para o mundo em sua volta: observe a tela do seu Smartphone, uma revista, um jogo, um jornal, o logotipo e a identidade visual de uma empresa nas embalagens, no seu carro, nas redes sociais. O design está em todos os produtos e serviços.
Com 10 anos o curso já formou inúmeros acadêmicos que hoje atuam no mercado/indústria criativa, que vem cada vez mais ganhando notoriedade no mercado”, conclui o professor.