Pais de alunos da escola estadual Lobo D’Almada ficaram aterrorizados com o anúncio de um suposto atentado previsto para acontecer na unidade de ensino na próxima segunda-feira, 25. O ‘recado’ foi escrito em caneta preta na parte de trás de uma carteira.
Conforme informações apuradas pela Folha, a carteira com o anúncio foi encontrada na manhã de sexta-feira, 22, pelos gestores da escola. A unidade teria então promovido uma reunião com os professores e outros profissionais da escola para apurar a situação e definir quais as outras medidas que seriam adotadas, além de comunicar a Secretaria Estadual de Educação (Seed).
Mesmo com a adoção destas medidas, alguns pais de alunos reclamaram da resposta imediata da gestão escolar. Eles afirmam que tentaram contato com a diretoria da unidade assim que tiveram conhecimento do caso, mas não obtiveram sucesso. Uma mãe relatou que a vontade é de não levar o filho à escola por pelo menos uma semana.
Já outra mãe, que não quis se identificar, reclamou da atitude da gestão por não ter entrado em contato com os responsáveis. “Escreveram em uma carteira aquele recado e durante a aula acharam. Até teve uma reunião com os professores no intervalo sobre isso, mas não mandaram nenhum recado para os pais. Tem muita gente ainda com medo, sem saber o que fazer”, relatou.
A Folha também conversou com duas alunas da unidade de ensino, que não aparentaram preocupação com o fato. “Alguém escreveu em uma cadeira, falando de um massacre. O povo da escola tava querendo saber quem era, mas quem ia fazer massacre e ia avisar?”, disse a estudante. Já outra aluna afirmou que era uma brincadeira. “É bagunça do povo, povo ‘abestado’. A mamãe acreditou e ficou super assustada”, revelou.
Aulas não serão suspensas, reforça Seed
Sobre o caso, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto informou que a gestão da Escola Estadual Lobo D’Almada tomou conhecimento na manhã de sexta-feira, 22, do registro em uma única carteira de aluno referindo-se a um atentado na escola.
A pasta afirma que a gestão da unidade adotou algumas medidas, promovendo diálogo com todos os alunos da escola sobre a questão e que na semana que vem, a instituição de ensino convocará reunião com os pais dos alunos. “Não há orientação da Secretaria de Educação para suspensão de aulas”, frisou.
Com relação à segurança da unidade, a Seed comunicou que uma equipe do Grupo de Resposta Tática (GRT) estará mobilizada na escola na segunda-feira e que a Polícia Militar promoverá rondas preventivas nas proximidades das escolas estaduais.
A Seed também explicou que acionou os órgãos de segurança pública para a completa investigação dos fatos. A Polícia Civil de Roraima completou que, ao ser comunicada sobre o fato, imediatamente designou uma investigação pelo Núcleo de Inteligência e o acompanhamento das ações pelo Departamento de Operações Especiais (Dopes).
“A Polícia Civil informa que está atenta e que a população pode contribuir com informações que possam esclarecer de onde partiu a ameaça, fazendo contato com o Disque Denúncia pelo telefone 181”. (P.C.)
Matéria completa na edição impressa da Folha de segunda-feira, 25.