A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou nesta sexta-feira (9) que até o momento 285 presidiários foram beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais.
Segundo o Secretário responsável pela pasta, André Fernandes, a quantidade de favorecidos equivale a 10% do total de detentos do sistema prisional de Roraima.
Fernandes informou que o número poderá aumentar conforme ocorram as liberações pela Justiça Estadual. Por fim, comentou que o prazo de retorno dos mesmos é de até sete dias após a liberação.
Procurada pela nossa reportagem, a Sejuc informou que, do número total, 154 são do CPP (Centro Progressão de Pena), 107 da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) e 24 da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista. Acrescentou que as decisões são emitidas de forma individual e que todos os beneficiados com a saída temporária deixam as unidades prisionais até sábado, dia 10 de agosto. Quem não retornar dentro do prazo legal será considerado foragido e equipes da Dicap (Divisão de Captura) saem à procura.
A Sejuc informou ainda que os critérios para a escolha dos detentos são definidos pela LEP (Lei de Execuções Penais) e analisados pela Juíza de Execução Penais.