O Governo do Estado voltou a administrar o sistema prisional de Roraima, após o fim da intervenção da União que durou de novembro do ano passado até o dia 28 de fevereiro.
De acordo com o titular da Secretaria de Justiça e Cidadania, André Fernandes, no momento, não existem facções criminosas atuando dentro do sistema prisional em Roraima.
“O que existia antes era a falta de controle do estado, o que foi revertido com a atuação da força tarefa de intervenção penitenciária e com as novas atuações da Secretaria da Justiça e da Cidadania. O governo hoje está presente dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, da Cadeia Pública de Boa Vista e do presídio feminino”.
Conforme o secretário, estão sendo feitas obras de readequação dos espaços, com implantação de novos sistemas de segurança.
“Hoje, o sistema penitenciário, tem certa tranquilidade, mas que precisa ser vigiada para que não volte a casos como os anteriores”.
André afirmou que o próximo passo, será a contratação de novos agentes penitenciários por meio de um Concurso Público que está em estudo pela gestão atual.
“Existe um horizonte próximo com completo domínio do sistema prisional pelo Estado” disse.