Cotidiano

112 PMs fazem a segurança durante as provas do Enem em RR

Equipes contarão com o apoio de viaturas para atendimento exclusivo de ocorrências em relação ao Enem

O Comando da Polícia Militar de Roraima destinou um efetivo de 112 policiais para fazer a segurança nas instituições onde o Enem (Exame Nacional do ensino Médio) será aplicado neste final de semana, dias 24 e 25. Serão 74 policiais na Capital e 38 no Interior, que trabalharão no sentido de preservar a ordem pública e oferecer mais segurança tanto aos candidatos quanto aos funcionários que irão trabalhar durante a aplicação das provas.

Conforme o comandante do Policiamento da Capital, coronel Valdinar Carvalho, equipes do Giro (Grupamento Independente de Rondas Táticas Ostensivas) e Ciptur (Companhia Independente de Policiamento de Transito Urbano e Rural) fizeram a escolta da equipe do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) durante o transporte das provas em Boa Vista.

A capital foi divida em cinco setores com dois policiais atuando em cada local de prova com um Oficial PM coordenador e um Oficial PM com viatura para dar apoio ao policiamento. O reforço na segurança para as provas do Enem ocorre desde as 5h às 18h nos dois dias de prova.

“As equipes contarão com o apoio de viaturas para atendimento exclusivo de ocorrências em relação ao Enem. O objetivo é manter a ordem pública e garantir a segurança de todos durante o final de semana em que acontece o exame”, disse.

Interior

Policiais do CPI (Comando de Policiamento do Interior) também foram escalados para fazer a escolta da equipe durante a distribuição das provas nos municípios e também fazer a segurança nos locais onde ocorre o exame. Conforme o comandante do policiamento do Interior, coronel Amaro Junior, a distribuição atende a solicitação da coordenação local do Inep.

Ao todo, 38 policiais estão atuando na segurança dos locais de provas. “Além das escoltas das provas do Exército para as agências dos Correios e destas para os locais de provas estamos reforçando o policiamento no entorno das escolas onde será aplicado o exame. Estes policiais são integrantes dos efetivos de cada localidade e atuarão durante todo o final de semana para garantir que o processo ocorra com tranquilidade”, disse.

O coordenador de segurança do Enem em Roraima, tenente coronel Lindolfo Bessa, informou que tudo está ocorrendo dentro da normalidade, com exceção de um engarrafamento causado pela chuva em dois locais de prova. Porém, a policia militar organizou o trânsito de forma que os candidatos não foram prejudicados.

“Este foi o único problema registrado mas que não prejudicou nenhum candidato. Tudo está ocorrendo com normalidade e conforme o programado. Não registramos até agora nenhum problema com relação à segurança” disse.