Durante missão realizada esta semana no baixo Rio Branco, na região do baixo Baruana, pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental – CIPA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foram resgatadas 121 tartarugas com vida durante investigação de tráfico de quelônios.
Segundo informações repassadas pelo Major Arcanjo, Comandante da Polícia Ambiental da Polícia Militar, a investigação aguardava o horário em que um grupo de traficantes de tartarugas iria realizar o transporte dos animais para Manaus.
No momento da locomoção das tartarugas, a equipe da companhia ambiental seguiu para realizar a apreensão dos criminosos, mas eles conseguiram escapar antes do local. Por conta das condições e pelo período que os animais estiveram presos em cativeiro, 47 tartarugas morreram no local.
De acordo com o Major Arcanjo, a ação é realizada permanentemente, acontecendo apenas as substituições das equipes de investigação. “A missão acontece durante o ano todo. É uma tentativa de acabar com a ação de tráfico de animais no baixo Rio Branco. Infelizmente alguns animais morreram, mas conseguimos resgatar a maioria com vida”, confirmou.