Cotidiano

141 pessoas são presas por tráfico de drogas em 2014

A maior parte das prisões nos municípios, no ano de 2014, ocorreu em Rorainópolis, Caracaraí, Bonfim e Normandia

Ao longo deste ano de 2014, a Polícia Civil de Roraima intensificou as investigações para coibir o tráfico de drogas e as ações resultaram na prisão de 141 pessoas pela prática desse crime até o dia 15 de dezembro. Dessas prisões, 60 delas foram efetuadas por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).
De acordo com informações prestadas pelo diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), Alberto Correia, somente no mês de novembro e início de dezembro, 17 pessoas foram indiciadas por tráfico de drogas na Capital, sendo 14 homens e três mulheres. Entretanto, a equipe da DRE já efetuou a prisão de 60 pessoas como resultado de investigações, sendo que 40 dessas prisões ocorreram no segundo semestre deste ano.
O diretor destaca que foram realizadas várias prisões relacionadas ao tráfico de drogas no interior do Estado, mas que recentemente Polícia Civil deflagrou operações específicas de combate ao narcotráfico nos municípios de Rorainópolis, Caracaraí e Normandia, fruto do trabalho das delegacias locais.
Segundo ele, a maior parte das prisões nos municípios, no ano de 2014, ocorreu em Rorainópolis, com 35 presos, em Caracaraí, com 28 prisões, em Bonfim com 11 prisões e Normandia com sete prisões, todas por tráfico de drogas.
Correia observa que ainda não foram fechadas as estatísticas de 2014 em todo o Estado, mas, destacou ser evidente o aumento de operações e prisões relacionadas ao combate ao tráfico de drogas, em especial no segundo semestre deste ano.
“Essas ações são frutos da dedicação das equipes de policiais e da melhor estruturação das unidades e dos meios empregados nas investigações. Esse trabalho só é possível graças à participação da sociedade, por meio de denúncias anônimas. A Polícia Civil está comprometida em priorizar o combate ao narcotráfico, do qual resulta uma série de outros ilícitos nocivos à sociedade” disse.
Segundo o diretor, a sociedade pode auxiliar a Polícia com informações importantes para coibir o tráfico de drogas em Roraima. Essas informações podem ser efetuadas anonimamente para o Disque-Denúncia que atende pelo número 181 ou 0800.95.1000.
ANOS ANTERIORES No ano de 2013, a equipe da Delegacia de Repressão ao Entorpecente da Polícia Civil efetuou a prisão de 86 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e apreendeu 43,4 quilos de drogas. Foram realizadas 40 operações de combate ao tráfico que desativou 53 pontos de vendas de entorpecentes. Em 2012 a equipe da DRE efetuou a prisão em flagrante de 85 pessoas e apreendeu 20,09 quilos de drogas. Foram desarticulados 54 pontos de vendas de drogas. Em 2011 foram presas 61 pessoas e apreendidos 17,06 quilos de drogas.
Fonte: Sesp