Cotidiano

142 casos de tuberculose foram registrados em RR

Curva vai verificar estratégias e eficácia de ação

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) realizará uma oficina de avaliação da tuberculose no estado. O evento iniciou hoje (22) e seguirá até amanhã, terça-feira (23), no horário de 8h às 12 horas e das 14h às 18h, no auditório do Pronat (Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais) da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

Conforme o gerente da NVCT, David Benitez Sanchez, o primeiro dia será voltado para avaliar as ações. “A ideia é de verificar a eficácia das ações e se as estratégias de ação seguidas obtiveram o resultado esperado”, informou.

Em 2015 foram registrados 142 novos casos de tuberculose em Roraima, destes, mais de 65% foram notificados em Boa Vista. Este ano, 12 casos já foram registrados sendo, dez na capital. Benitez, explica que muitos pacientes que moram no interior são diagnosticados na capital, apesar de os municípios terem a estrutura adequada para realização destes diagnósticos.

“É uma das razões pela qual precisamos reunir com os municípios e, encontrarmos juntos, a solução para a dificuldade em identificar a tuberculose durante os atendimentos” enfatizou.

Segundo o gerente, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa que merece especial atenção das três esferas de governo, dos profissionais de saúde e da sociedade de modo em geral. E ainda corresponde a todos os critérios de prioridade de uma doença de saúde pública, isto é, de grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade.

Com informações da Secom-RR