Cotidiano

1º Encontro Nacional do Programa Eleitor do Futuro será realizado hoje

Uma das propostas do evento é promover a ampliação do programa com uma metodologia unificada a ser desenvolvida em parceria entre as Escolas Judiciárias da Justiça Eleitoral e o UNICEF

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realiza hoje, 7, a partir das 9 horas, no plenário da instituição, o I Encontro Nacional do Programa Eleitor do Futuro, com a participação de representantes de nove TREs de todo o país e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Uma das propostas é promover a ampliação do programa com uma metodologia unificada a ser desenvolvida em parceria entre as Escolas Judiciárias da Justiça Eleitoral e o UNICEF.

No evento, estão confirmadas as presenças de representantes dos tribunais regionais eleitorais do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Tocantins.

O presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, explicou que o Programa Eleitor do Futuro iniciou a caminhada em Roraima em 2003 e foi reativado no início de 2014, repercutindo nacionalmente e despertando novamente o interesse do UNICEF em apoiar a iniciativa em razão de ser um projeto direcionado aos jovens.

“Em junho passado, o coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Mário Volpi, esteve aqui para conhecer a seriedade do projeto e propôs a retomada dessa caminhada junto ao TSE e todos os TREs. O objetivo desse encontro é discutir as propostas a serem levadas ao TSE a fim de viabilizar esse importante programa que é necessário para garantir a participação dos jovens no processo político, não só para um voto ético, mas também para o surgimento de novas lideranças políticas no país”, disse Campello.

Programação

Na abertura do evento, às 9h, haverá apresentação do Coral Artcanto da Prefeitura Municipal de Boa Vista. Em seguida, o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, irá expor o histórico do Programa Eleitor do Futuro e da parceria entre a Justiça Eleitoral roraimense e o UNICEF, além de falar sobre a implantação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) no biênio 2003/2005 e sobre a proposta de realizar o II Fórum do Programa Eleitor do Futuro.

Ainda no período da manhã, os adolescentes da Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA) e dos Parlamentares Jovens da Assembleia Legislativa Estadual (ALE/RR) irão contar um pouco da experiência adquirida com o projeto “Protagonismo Jovem: Cidadania Eleitoral. Após o intervalo, previsto para as 11h, haverá a apresentação do UNICEF da proposta da “Carta da Juventude de Roraima”, incluindo a abordagem do Selo UNICEF nos municípios.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, os trabalhos serão retomados com a apresentação das experiências dos TREs na execução do Programa. Na sequência, será proposta a retomada do programa com metodologia unificada. Haverá um intervalo às 16h45, e em seguida iniciará uma mesa de debates e definições acerca da retomada da Comissão Executiva Nacional do Programa Eleitor do Futuro. O encerramento ocorrerá às 18h, com a assinatura da Ata do Evento.

Eleitor do futuro

O principal desafio do projeto é fazer a inclusão social e política de jovens entre 10 e 15 anos de idade, despertando e resgatando a cidadania por meio de atividades lúdicas como gincanas, apresentações teatrais, palestras e concursos de redação. Além disso, os alunos vivenciam todo o rito de um pleito eleitoral de verdade, desde as convenções partidárias, propaganda eleitoral e registro de candidatura, até a diplomação dos eleitos.

Os alunos têm ainda contato com a urna eletrônica e conhecem um pouco mais sobre o sistema de votação brasileiro e, principalmente, aprendem a importância de votar em ideias e propostas, considerando que, nas eleições, os candidatos serão escolhidos e cada um representará uma política pública, como educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação.

Histórico

O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado e lançado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua gestão no ano de 2002 e, desde então, é executado em parceria com os TREs em todo o Brasil. Em Roraima, o programa teve execução na gestão do biênio 2003⁄2005, tendo alcançado desempenho positivo ao ponto de projetar o Tribunal à responsabilidade de coordenação executiva do programa em plano nacional, época em que o então presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, ocupou o cargo de presidente da Comissão Executiva Nacional do Projeto Eleitor do Futuro.