Cotidiano

218 detentos prestarão vestibular em Roraima

A Pamc tem o maior número de presidiários inscritos nos vestibulares da Uerr e UFRR

Ao todo, este ano, 110 internos do sistema penitenciário roraimense prestarão o vestibular para a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e UFRR (Universidade Federal de Roraima).

Em 2014, o número de inscritos nos vestibulares chegou a 91. As provas serão aplicadas nos dias 18 de outubro (Uerr) e 29 de novembro (UFRR).

Dois reeducandos sendo, um da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) e um da Casa do Albergado farão a prova da UERR no próximo dia 18.

O detento da Pamc fará prova dentro da unidade prisional, acompanhado por uma equipe do processo seletivo e o de regime semiaberto fará a prova em local determinado pela coordenação do certame.

No dia 29 de novembro, 108 detentos disputarão vagas com outros candidatos no vestibular da UFRR. Eles foram dispensados do pagamento da taxa de inscrição.

Dos reeducandos inscritos, 90 farão nas próprias unidades prisionais e 18 em local a ser definido pela UFRR.

São 21 inscrições da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, 13 da Cadeia Pública de Boa Vista, 56 da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e 18 das unidades de regime semiaberto e aberto.

Os reeducandos que cumprem pena em regime fechado, os de regime semiaberto sem proposta de emprego, bem como as reeducandas da Cadeia Feminina, farão a prova da UFRR nas dependências das unidades onde são custodiados.

Os demais irão fazer fora das unidades, conforme lotação da UFRR. Os presos do regime fechado, que conseguem aprovação no vestibular precisam de autorização judicial para frequentar as aulas presenciais.

Neste caso, a Sejuc (Secretaria Estadual de Jusitiça e Cidadania) faz a matrícula e solicita junto a Vara de Execução Penal a liberação para que o detento frequente as aulas, ou com escolta ou com tornozeleira eletrônica.

Atualmente, o sistema prisional roraimense tem 19 reeducandos, onde 17 são de regime aberto ou semiaberto e dois em regime fechado cursando nível superior em instituições públicas e privadas.

Com informações da Secom-RR