Cotidiano

225 venezuelanos serão transportados para Manaus e São Paulo

Segunda fase de interiorização leva venezuelanos nesta sexta (4)

A Força-Tarefa de Logística Humanitária vai retomar nesta sexta-feira, 4, o processo de interiorização de imigrantes venezuelanos em Roraima.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Casa Civil, 225 pessoas serão contempladas na ação. A previsão de partida é para às 8h do Aeroporto Internacional de Boa Vista.

A ação é realizada pelo Governo Federal e a Organização das Nações Unidas (ONU) , esse é o segundo deslocamento de venezuelanos de Roraima para outros Estados. As cidades de destino desta nova fase do processo de interiorização são Manaus (cerca de 165 pessoas) e São Paulo (em torno de 60 pessoas). 

“A iniciativa busca ajudar venezuelanos a procurar novas oportunidades em outras localidades do Brasil. Todos os imigrantes que aceitam participar da interiorização passam por exame de saúde, são imunizados, abrigados na cidade de destino e acompanhados nos abrigos” informou a Casa Civil.

A primeira fase foi realizada em 5 e 6 de abril, quando 265 venezuelanos foram levados para São Paulo (199) e Cuiabá (66). Segundo dados da Casa Civil da Presidência da República, 77% dos venezuelanos que vivem em Roraima tem interesse no processo de interiorização, mas apenas os que estão em situação documental regular no país serão beneficiados pelo plano. A ênfase será principalmente naqueles com potencial de inserção no mercado de trabalho.