Cotidiano

250 merendeiras de escolas municipais passam por curso de capacitação

Objetivo é que as profissionais se adaptem as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Um grupo de 250 merendeiras que fazem parte das escolas municipais, Casas Mãe e Creches Proinfância participam de capacitação nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, no Espaço São Bento, bairro Liberdade.

A equipe de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação é o responsável pela organização da atividade, que busca aperfeiçoar os profissionais na preparação de refeições saborosas e adequadas conforme as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Uma alimentação balanceada diariamente auxilia no rendimento escolar das crianças, contribuindo, também, para a formação do ser humano. A prefeita Teresa Surita vem sempre investindo nesse ponto de forma a garantir o bem-estar dos estudantes”, ressaltou a nutricionista Talita Nascimento.

A programação do curso de capacitação contempla os seguintes temas: Ética e Relacionamento Humano; Alimentação saudável; Boas práticas para a preparação e distribuição de alimentos; Armazenamento; Noções de primeiros socorros; Importância da alimentação escolar; Higiene dos alimentos e Per Capita.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura conta com uma equipe de profissionais de nutrição que fazem visitas periodicamente às unidades, organizam o cardápio escolar e acompanham o preparo da merenda em busca da qualidade na alimentação das crianças, observando as peculiaridades das faixas etárias.

O novo cardápio, referente a 2016, já foi elaborado pela equipe de Nutrição e em breve estará disponível no site da Prefeitura de Boa Vista. Uma boa oportunidade para os pais saberem o que os filhos se alimentam nas escolas urbanas e rurais, creches e Casas Mãe.

PNAE

O PNAE é o mais antigo programa na área de educação e o maior programa de alimentação em atividade no Brasil, sendo também referência mundial na área de alimentação. O município investe 100% dos recursos do programa para o fomento da agricultura familiar, sendo que, o FNDE garante que, no mínimo, 30% dos repasses sejam investidos nesta área.

Em Boa Vista, duas cooperativas da Agricultura Familiar fornecem os alimentos por meio do PNAE, CooperHorta e CooperCinco. Juntas, elas movimentam a economia de mais de 500 agricultores em todo o Estado de Roraima. Para a prefeitura, são fornecidos em média 30 toneladas de alimentos hortifrutis e grãos mensalmente.

Com informações da PMBV