Cotidiano

250 mil serão investidos em equipamentos para tornar RR livre de Aftosa

Equipamentos darão suporte aos agentes que atuam nas Unidades de Defesa Agropecuária no registro e tratamento de possíveis casos da doença em Roraima

Para elevar o status de Roraima de “Médio Risco de Febre Aftosa” para “Livre de Aftosa com Vacinação”, serão investiu cerca de R$ 250 mil em computadores, notebooks, aparelhos de fax, impressoras e estabilizadores, que darão suporte aos agentes que atuam nas 27 UDAs (Unidades de Defesa Agropecuária), da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), na Capital e no Interior, no registro e tratamento de possíveis casos da doença no estado, oferecendo maior segurança no combate à doença.

Segundo o presidente da Aderr, Braz Behnck a informatização das UDAs é uma das exigências da Organização Internacional de Epizootias, entidade que regula, atesta e certifica a saúde animal para a elevação do status da doença.

“Se não cumprirmos com as metas desta organização, não poderemos avançar para o estágio de Livre de Aftosa com Vacinação”, declarou.

Ele pontua ainda que com os novos equipamentos, as UDAs estarão conectadas diretamente com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

“Quando um agente registrar uma ocorrência no sistema, ela já estará disponível na base de dados do Ministério, que por sua vez, poderá intervir de alguma maneira caso seja necessário. Todo esse processo garante agilidade na solução de possíveis casos, impedindo a transmissão”, observou.

Todo o equipamento adquirido também irá auxiliar na área de Defesa Vegetal, pois as UDAs também atuam nesse setor.

“Com esta nova estrutura, também poderemos auxiliar no controle de pragas como a da Mosca da Carambola, que ainda impede que as frutas produzidas em solo roraimense sejam exportadas”, disse Benck.

Fonte: Secom-RR