Cotidiano

250 vagas gratuitas para a EJA profissionalizante estão abertas

Além do certificado regular, o aluno conclui o curso com a formação em um curso de qualificação profissional

Estão abertas 250 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante – Ensino Médio da Escola do Sesi. Além do certificado regular, o aluno conclui o curso com a formação em um curso de qualificação profissional.

As matrículas seguem até o início das aulas ou enquanto tiver vaga, no horário das 7h às 19h, na secretaria da Escola, localizada na av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3786, bairro Aeroporto.

O início das aulas está previsto para fevereiro de 2022.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os interessados em realizar a matricula deverão possuir os seguintes documentos originais e cópias: RG; CPF; uma foto 3×4; comprovante de residência; histórico escolar e certificado no ensino fundamental.

No momento da matrícula deverão ser preenchidos ou assinados os seguintes documentos: ficha de matrícula, contrato de gratuidade, termo de compromisso, declaração de baixa ou ausência de renda e termo de consentimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria da Escola no número (95) 98126-0099.

EJA Profissionalizante e a Metodologia de Reconhecimento de Saberes: O curso é voltado para pessoas com idade a partir de 18 anos ou completos até o ato da matrícula e que não conseguiram concluir o ensino médio na idade apropriada.

Um dos diferenciais da Escola do Sesi é que desde 2020, a EJA Profissionalizante é realizada por meio de uma parceria com o Senai. Essa parceria possibilita que o estudante possa ao final do curso receber duas certificações: uma do ensino médio regular e outra do curso de qualificação profissional escolhido, de forma totalmente gratuita.

No geral, a Eja profissionalizante conta com 80% de aulas a distância e 20% de forma presencial, com formação em um ano. O diferencial pedagógico é a metodologia chamada de “Reconhecimento de Saberes”, método de avaliação e diagnóstico das competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho que os alunos possuem.

Desta forma, os alunos fazem testes e respondem a questionários que permitem a identificação do nível de conhecimento em cada área de conhecimento. Assim após três meses, o aluno que alcançar 60% das competências exigidas em cada área de conhecimento, poderá fazer o curso no Senai e após finalizar, estará apto para receber a certificação e os que não conseguirem poderão concluir seus estudos até o fim do ano e fazer o curso concomitantemente.