Em Roraima, 281 profissionais de saúde receberam diagnóstico positivo para o Coronavírus (COVID19). Deste total, 53 são enfermeiros, 94 são técnicos de enfermagem, 30 são médicos, 40 são de outras ocupações da área da saúde e 64 pessoas que se declararam profissionais da saúde, não que especificando sua área de atuação.
As informações são da Secretaria de Saúde, por meio do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde). O balanço foi realizado até o dia 12 de maio.
O CIEVS ressalta ainda que 67 profissionais encontram-se recuperados da doença e 08 pessoas estão aguardando resultado de exame laboratorial (casos suspeitos).
A secretaria ressalta que adota todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que incluem o afastamento dos servidores com diagnóstico positivo para o Coronavírus de suas atividades laborais, respeitando o período de14 dias de quarentena.
Após este período, eles são avaliados por um médico e, se dentro de 72 horas não apresentarem mais nenhum sinal ou sintoma, podem retornar as suas atividades laborais.
“Reitera que a gestão tem trabalhado incansavelmente para promover melhores condições de trabalho bem como a segurança dos profissionais de saúde. Entre as ações adotadas estão a aquisição contínua de EPI’s. O repasse do material é feito de acordo com o cronograma elaborado pela CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) e CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência)” informou por meio de nota.
O material é distribuído aos profissionais nas unidades hospitalares, conforme protocolos da OMS (Organização Mundial de Saúde) e CCIH/ UVE (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar/Unidade de Vigilância Epidemiológica), priorizando os profissionais com contato direto com o COVID-19.