A coleta do Censo Escolar 2022 já está na segunda etapa. Gestores, secretários escolares ou responsáveis pelas escolas têm até o dia 17 de março para informar os dados no sistema Educacenso.
Esta segunda fase do Censo Escolar é chamada de “Situação Aluno”, e nesta etapa são coletados dados sobre o movimento do aluno com informações sobre transferências, abandono ou falecimento, e sobre o rendimento, ou seja, se ele foi aprovado ou reprovado no ano letivo.
“Convocamos todos os gestores das escolas da educação básica do estado, seja pública ou privada para alimentar o sistema Educacenso. A coordenação estadual está à disposição para eventuais dúvidas. Estamos localizados no prédio da Seed, no Centro da capital ”, ressaltou Rosalete Saldanha, coordenadora do Censo Escolar na secretaria.
A primeira etapa do Censo Escolar 2022 encerrou no dia 1º de agosto do ano passado, momento em que foram coletadas informações sobre o quantitativo de alunos, dados de professores e gestores, bem como informações sobre o funcionamento das instituições. Também foram coletados dados sobre o Novo Ensino Médio em escolas que já aderiram ao modelo.
Todas as informações do Censo Escolar são consolidadas no SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para compor o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos principais indicadores educacionais do país.
A PESQUISA
O Censo Escolar é realizado em todo o País pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e ocorre de forma simultânea e programada em todos os estados.
Por meio da coleta de dados, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do Brasil, de todas as redes, públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas.
É com base no Censo Escolar também que são definidas as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações na área da educação.