Cotidiano

2º Seminário do Pacto pela Alfabetização será nesta quarta-feira

Será uma tarde destinada a professores atuantes na educação básica com trabalhos voltados para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Está marcado para amanhã (10), a partir das 14h, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o 2º Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic/Matemática), “Valorizando a Educação e a Alfabetização”. 
A meta do programa, criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as secretarias estaduais, municipais e distritais de educação, é fazer com que estudantes com até oito anos de idade saiam do 3º ano do Ensino Fundamental sabendo ler, escrever e interpretar textos e soluções matemáticas.
“O Pnaic é um compromisso federal com todas as secretarias para garantir que todas as crianças, com até oito de idade, saiam alfabetizadas”, destacou a gerente de Formação Médio Magistério e Alfabetização, Goreth Brilhante. Em Roraima, nas escolas da Capital e em mais 13 cidades do interior, cerca de 477 profissionais capacitados pelo Pnaic atuam nas séries iniciais.
A programação será composta por acolhimento aos participantes e saudação aos Hinos Nacional e de Roraima. No Hall do CAF, 46 trabalhos realizados por docentes alfabetizadores do Estado estarão em exposição para que os presentes possam apreciar o desenvolvimento das atividades utilizado por eles em sala de aula.
Oito alfabetizadores vão apresentar as experiências vividas, através de vídeos e depoimentos, com os alunos durante o ano letivo na Capital e no Interior. “Esse ano temos um novo módulo, a matemática”, disse Goreth. No Estado, a responsabilidade em formar os professores nessa modalidade é do Ceforr.
PNAIC
O objetivo do PNAIC é fortalecer a educação nas séries iniciais e que as crianças com até oito anos de idade possam compreender e dominar, mesmo com pouca regularidade, letras e números. O Pacto é composto por quatro campos centrais no processo do trabalho pedagógico.
O primeiro é o Sistema de Escrita Alfabética com exigência para um ensino sistemático e problematizador. O segundo é desenvolver a capacidade de ler e produzir textos; o terceiro princípio estaria em conhecimentos nas diversas áreas; e, por último desenvolver o lúdico e o cuidado com as crianças.
Fonte: Ascom-Seed